Pular para o conteúdo principal

CLAREZA NA COMUNICAÇÃO

Por Francisco Albuquerque:

“A educação, assim como a comunicação, são as armas mais eficazes que quaisquer outras para todo tipo de revolução social.”

Minha experiência pelas organizações pelo qual passei, além de todos os estudos que faço em relação à maturidade organizacional, maturidade profissional, boas práticas de gestão empresarial, empreendedorismo, estratégia empresarial e inovação de negócios, enfim, todos estes temas que considero importantes para o meu desenvolvimento e melhoria dos meus conhecimentos, sempre me intrigou o fato de que temas como Comunicação, Gestão do Conhecimento e Valorização Humana, são deixados de lado pela maioria dos profissionais e organizações.

Lembro-me que em sala de aula quando eu fazia uma das minhas especializações (Gerenciamento de Projetos), perguntei ao professor o porquê que na maioria das discussões que eu via entre os profissionais da área, prevalecia os temas das áreas de conhecimento de Escopo, Tempo e Custo, a Tripla Restrição (para quem é da área sabe o que eu estou falando), e que as áreas de Recursos Humanos e Comunicação, sempre eram esquecidas.



Para minha surpresa, ele não soube me responder e eu fiquei com aquilo na cabeça.

Ok, mas estamos falando de algo óbvio!!!

Nós nos comunicamos quase que 100% do nosso dia, e lógico, nos comunicamos com as pessoas! Para que nos preocupar em melhorar a comunicação??? E o conhecimento então? Todo mundo tem uma dose de conhecimento!
Pois bem, resolvi escrever sobre comunicação porque entendo que cada vez mais temos que tomar cuidado com as nossas ações, pois o aumento de nossa exposição hoje com o advento da internet, é substancialmente maior!

As redes sociais por exemplo, estão sendo utilizadas como ferramenta para avaliação de perfil de profissionais em processos seletivos por algumas empresas. E este é um dos motivos que eu falo que é importante sermos transparentes, mas ao mesmo tempo temos que ter cuidado com a reputação que estamos criando, afinal, o nosso nome é algo precioso e que pode ser destruído em segundos por uma frase mal dita, ou mal interpretada.


Por isso vou contar um “causo” que aconteceu comigo.

Recentemente fui acessado por um dos grandes jornais de São Paulo para dar uma entrevista sobre “Jovens no Mercado de Trabalho”, e para a minha surpresa quando abri a página do jornal, vi que a reportagem estava diferente da mensagem que procurei transmitir.

Entendo que há algo no meio do jornalismo que não é possível controlar e nem é este o caso para a discussão, mas de certa forma vi que o que foi escrito estava fora do contexto da mensagem que busquei transmitir na entrevista, e não me ausento da responsabilidade, pois pode ser que eu também tenha entendido de forma diferente o contexto da reportagem.

Como o tema ficou focado em “conflitos”, gostaria de esclarecer que tenho como entendimento e como princípio, que todo o conflito é bom! Entendo que olhando dessa maneira, o conflito não é um problema como fica subentendido pela maioria das pessoas.
Atuo em ambientes altamente nocivos e faz parte do meu dia a dia participar de discussões de planejamento e avaliação de projetos, executando análises de cenários de negócios, compartilhando e percorrendo as opiniões de outros profissionais, onde é muito natural haver “conflito”, e isso independe se é Geração Y, X, Z, A, B!

Volto a afirmar que cada vez mais temos que tomar cuidado com a exposição que nos prestamos! Portanto, vamos buscar a clareza em nossa comunicação, pois como vocês viram no exemplo, é importante ter cuidado para que a nossa mensagem não seja interpretada de maneira distorcida e transmita uma visão diferente da realidade.
Fica a dica!
E você? Já teve problemas desse tipo? Quer contar para nós?
Abraços!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tornar sua marca inesquecível

Especialista aponta dicas que podem ser fundamentais para o seu negócio, fazendo com que sua marca seja sempre bem lembrada pelos consumidores Entra ano, sai ano e sempre há uma nova premiação do tipo "Top of mind" aparecendo no mercado, seja da emissora de TV, da associação de lojistas ou de uma das tantas consultoria que existem por aí. É verdade que, embora a maioria costume ouvir o público consumidor nas ruas, outras não têm critérios muito confiáveis. Mas, independente do troféu ou do certificado para expor na parede, o que você tem feito para colocar o seu negócio entre os mais lembrados?   "O segredo para fazer uma marca top of mind é a qualidade das ações de branding. Elas precisam ser únicas e relevantes para o consumidor", afirma Marco Antônio Rezende, diretor de Branding da Cauduro Associados. O especialista diz ainda que as ações "precisam ser estratégicas e duradouras, ir muito além de uma simples campanha de publicidade, trimestral ou semest...

CLIENTE TURISMAR

 

4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes

    Uma rápida conferida no que é Inbound Marketing   O Inbound Marketing é uma “forma de fazer marketing” que se concentra na atração de tráfego qualificado, gestão de leads e produção de conteúdo relevante para conquistar novos clientes.   O objetivo é gerar valor para o potencial cliente.   A partir do Inbound Marketing conceitos como as etapas do funil de vendas ganharam força.   Se você ainda não tem total entendimento sobre o que é Inbound Marketing sugerimos que antes de continuar você leia o artigo; “Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”   A seguir, uma lista com exemplos de Inbound Marketing aplicado, na prática.   Use as dicas abaixo para se inspirar e entender como a prática dessa estratégia pode ajudar seu negócio.   1. Coca-Cola Com o Inbound Marketing você não precisa ter o caixa da Coca Cola para investir em ações similares as aplicadas pela marca.   O Coca-Cola Journey é um portal ...