Pular para o conteúdo principal

Como saber se somos muito criativos?


A capacidade de criar é uma das mais marcantes características do ser humano. Do controle do fogo até a divisão do átomo, uma incansável corrente de idéias inovadoras têm guiado nossa jornada através dos séculos. A compreensão científica da criatividade está longe de ser completa, mas um consenso já surgiu entre os estudiosos: a criatividade não é um dom divino, mas uma habilidade que poder ser aprimorada. Os mesmo fatores que nos possibilitam maximizar outros poderes cognitivos, como alguns exercícios mentais, a otimização de atitudes e do ambiente, podem também nos ajudar a desenvolver as habilidades criativas. Todos nós temos curiosidade sobre a nossa capacidade criativa. No entanto, as tentativas para encontrar um método para medir a criatividade, análogo ao QI usado para avaliar a inteligência, falharam até agora. A interpretação de algumas técnicas de medição da criatividade, como o Teste de Pensamento Criativo de Torrance, é muito subjetiva, dependendo muito do julgamento pessoal do avaliador.

As 7 principais características das pessoas muito criativas

Ao invés de usar um teste padronizado, os experts em criatividade buscam por certas características que as pessoas muito criativas parecem possuir. Algumas das principais características:

Fluência: o número de idéias, sentenças e associações que uma pessoa pode pensar quando apresentado a uma palavra, conceito ou problema.

Variedade e flexibilidade: a diversidade de diferentes soluções que uma pessoa pode encontrar quando solicitada a explorar os diferentes usos de alguma coisa ou a criar soluções para um problema.

Originalidade: a habilidade de desenvolver soluções potenciais que outras pessoas não conseguiram pensar.

Elaboração: a habilidade de formular uma idéia, de expandi-la e transformá-la numa solução concreta.

Sensibilidade a problemas: a habilidade de reconhecer o desafio central dentro de uma tarefa, bem como das dificuldades associadas a este desafio.

Redefinição: a capacidade de ver um problema conhecido sob uma perspectiva completamente diferente.

Tolerância à ambigüidade: a capacidade de aceitar e trabalhar ao mesmo tempo com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular.

Teste sua criatividade
Embora os testes sejam subjetivos, você pode matar sua curiosidade sobre sua capacidade criativa fazendo os exercícios seguintes. Divirta-se e avalie seu potencial criativo.
 
O Teste de Torrance: dadas algumas formas gráficas simples, a pessoa é solicitada a usá-las ou combiná-las a ou a completar uma figura inacabada. Avaliadores julgam se os resultados são mais ou menos criativos, como nos exemplos a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tornar sua marca inesquecível

Especialista aponta dicas que podem ser fundamentais para o seu negócio, fazendo com que sua marca seja sempre bem lembrada pelos consumidores Entra ano, sai ano e sempre há uma nova premiação do tipo "Top of mind" aparecendo no mercado, seja da emissora de TV, da associação de lojistas ou de uma das tantas consultoria que existem por aí. É verdade que, embora a maioria costume ouvir o público consumidor nas ruas, outras não têm critérios muito confiáveis. Mas, independente do troféu ou do certificado para expor na parede, o que você tem feito para colocar o seu negócio entre os mais lembrados?   "O segredo para fazer uma marca top of mind é a qualidade das ações de branding. Elas precisam ser únicas e relevantes para o consumidor", afirma Marco Antônio Rezende, diretor de Branding da Cauduro Associados. O especialista diz ainda que as ações "precisam ser estratégicas e duradouras, ir muito além de uma simples campanha de publicidade, trimestral ou semest...

CLIENTE TURISMAR

 

4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes

    Uma rápida conferida no que é Inbound Marketing   O Inbound Marketing é uma “forma de fazer marketing” que se concentra na atração de tráfego qualificado, gestão de leads e produção de conteúdo relevante para conquistar novos clientes.   O objetivo é gerar valor para o potencial cliente.   A partir do Inbound Marketing conceitos como as etapas do funil de vendas ganharam força.   Se você ainda não tem total entendimento sobre o que é Inbound Marketing sugerimos que antes de continuar você leia o artigo; “Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”   A seguir, uma lista com exemplos de Inbound Marketing aplicado, na prática.   Use as dicas abaixo para se inspirar e entender como a prática dessa estratégia pode ajudar seu negócio.   1. Coca-Cola Com o Inbound Marketing você não precisa ter o caixa da Coca Cola para investir em ações similares as aplicadas pela marca.   O Coca-Cola Journey é um portal ...