Pular para o conteúdo principal

Dez passos para tornar a sua comunicação mais atrativa

A comunicação é mais que um ato verborrágico ou desconexo, abarca desde do tom de voz a gestos e expressões corporais. Comunicar-se é ultrapassar o significado das palavras, é transpor sentimentos e intenções em expressões e gestos. Pressuposto para qualquer relacionamento de sucesso, ou fracasso quando não desenvolvida. Exatamente, fracasso! Pode acabar com um casamento, namoro, destruir o relacionamento pai e filho, gerar demissão, transformá-la em uma “persona non grata”. Por isso, a necessidade em conhecer seus componentes para melhor desenvolvê-la.
Por exemplo, você sabia que nosso tom de voz tem é responsável por 38% do impacto da nossa comunicação, enquanto as palavras apenas 7%? Em contrapartida nossa linguagem corporal é responsável pelo impacto maior: 55%? A partir desses dados apresentados pela pesquisa feita pelo Dr. Albert Mehrabian, PHD, Professor de Psicologia na Universidade da Califórnia - Los Angeles, podemos concluir:

  • Seus gestos falam mais que palavras.
  • Não é O QUE VOCÊ DIZ e Sim, COMO VOCÊ DIZ, o que faz toda a diferença. Você pode ser uma pessoa assertiva e utilizar um tom de voz educado e elegante ao mesmo tempo ou neutro.
  • Sim, suas expressões dizem muito a seu respeito e sobre o que pretende comunicar. Podem gerar simpatia ou antipatia.
Diante dessas conclusões, surgem a pergunta: Como fazer diferente?
Proponho a você a utilização no seu cotidiano de um dos 10 passos, para tornar a sua comunicação mais atrativa. Quando perceber que já o internalizou, comece a praticar o seguinte.

  1. Conhecimento sobre importância do assunto e benefícios de sua prática. Dessa forma você se torna consciente.
  2. Presença! Procurar ouvir o que esta falando, perceber seu tom de voz, é fundamental manter a mente no presente.
  3. Observar a velocidade de sua fala, para ajustar conforme o momento e o ouvinte.
  4. Prestar atenção nos gestos e expressões, para isso basta praticar em frente ao espelho ou pedir a um amigo para lhe dar feedback.
  5. Sempre faça as perguntas:
  • Qual é o objetivo da minha comunicação, o que quero comunicar?
  • Qual a melhor forma de realizá-lo, considerando o ouvinte?
6. Escuta ativa, ouvir o que outro esta falando, fazer a leitura de sua expressões e gestos ao invés de ficar esperando a sua vez de falar! Assim você conhece a necessidade do outro, possibilitando melhor interação.
7. Procure ser claro e objetivo.
8. Verifique se o momento, tempo disponível e ambiente são adequados para ambos.
9. Faça uso das pausas, fique atento a ênfase.
10. Treino diário e constante.
Como podemos perceber, a comunicação para se tornar fluída, eficaz, atrativa, requer preparo e interesse sincero no outro (rapport). Pode transformar relacionamentos, conectar pessoas, deixar marcas, até mesmo salvar uma vida. Sendo assim, vamos à prática:
Qual dos passos você pretende utilizar na sua próxima comunicação?

Grande Abraço e Sucesso.

Por  Michelle Bizarria \ Treinando Você para Realizar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tornar sua marca inesquecível

Especialista aponta dicas que podem ser fundamentais para o seu negócio, fazendo com que sua marca seja sempre bem lembrada pelos consumidores Entra ano, sai ano e sempre há uma nova premiação do tipo "Top of mind" aparecendo no mercado, seja da emissora de TV, da associação de lojistas ou de uma das tantas consultoria que existem por aí. É verdade que, embora a maioria costume ouvir o público consumidor nas ruas, outras não têm critérios muito confiáveis. Mas, independente do troféu ou do certificado para expor na parede, o que você tem feito para colocar o seu negócio entre os mais lembrados?   "O segredo para fazer uma marca top of mind é a qualidade das ações de branding. Elas precisam ser únicas e relevantes para o consumidor", afirma Marco Antônio Rezende, diretor de Branding da Cauduro Associados. O especialista diz ainda que as ações "precisam ser estratégicas e duradouras, ir muito além de uma simples campanha de publicidade, trimestral ou semest...

CLIENTE TURISMAR

 

4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes

    Uma rápida conferida no que é Inbound Marketing   O Inbound Marketing é uma “forma de fazer marketing” que se concentra na atração de tráfego qualificado, gestão de leads e produção de conteúdo relevante para conquistar novos clientes.   O objetivo é gerar valor para o potencial cliente.   A partir do Inbound Marketing conceitos como as etapas do funil de vendas ganharam força.   Se você ainda não tem total entendimento sobre o que é Inbound Marketing sugerimos que antes de continuar você leia o artigo; “Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”   A seguir, uma lista com exemplos de Inbound Marketing aplicado, na prática.   Use as dicas abaixo para se inspirar e entender como a prática dessa estratégia pode ajudar seu negócio.   1. Coca-Cola Com o Inbound Marketing você não precisa ter o caixa da Coca Cola para investir em ações similares as aplicadas pela marca.   O Coca-Cola Journey é um portal ...