Pular para o conteúdo principal

Novas habilidades necessárias para o profissional de Marketing

Nos últimos anos temos notado uma mudança radical nas competências, conhecimentos e funções necessárias para ser bem sucedido no marketing. A área de marketing vem sendo cada vez mais pressionada a justificar os seus gastos e a prestar contas de seus resultados. O Marketing está tendo que fazer mais com menos, e precisando demonstrar sua contribuição para os resultados. Essa pressão, juntamente com grandes mudanças na tecnologia e comportamento do consumidor, exige o domínio de vários novas áreas do conhecimento. A área de marketing vai precisar da assistência de peritos e especialistas.

A Universidade de Columbia  publicou um relatório sobre agilidade, na aprendizagem especialmente em tempos de ruptura. O aluno ágil, eles afirmam “, mostra a vontade e a habilidade de aprender ao longo de suas carreiras, se não de suas vidas inteiras.” O marketing , hoje, precisa atuar como integrador e agente de mudança. Não apenas estar aberto a novas habilidades e entender como colaborar com novos parceiros, mas estar preparado para trazer mais idéias originais para a mesa, também.
Um relatório recente da Forrester descobriu que 97 por cento dos profissionais de marketing estão fazendo coisas que nunca fizeram antes, e o mesmo número estão vendo uma lacuna dramática na amplitude e profundidade das habilidades necessárias.
Estamos agora no ponto em que precisamos parar de contratar conjuntos de habilidades e começar a contratar por mentalidade. Precisamos tratar o Marketing menos como uma máquina a ser controlada e mais como um sistema complexo e dinâmico que pode aprender e adaptar-se ao longo do tempo. Este é o caminho para a construção de processos fluidos, orgânicos, que respondem ao novo comportamento do comprador, e não as estruturas rígidas com a qual estamos familiarizados. Empresas de todo o mundo com um Marketing ágil estão provocando uma disruptura no mercado, ganhando agressivamente clientes e superando seus concorrentes.
Profissionais de marketing ágeis servirão como agentes de mudança que permitem que as nossas organizações respondam – e até mesmo se antecipem – às expectativas dos clientes em constante evolução. Esta é a forma como vamos criar abordagens verdadeiramente integrados em que os profissionais de marketing são os que orquestram todos os canais, a fim de construir relacionamentos  de longa duração com clientes.
Por isso, acho que esses papéis no processo geração de demanda são críticos para o sucesso. Note que estas são descrição de função, não necessariamente cargos. A criação de cargos vai depender do porte da empresa e do volume de atividades envolvidas. Mas no fundo um profissional de marketing precisa estar preparado para tomar decisões em todas essas áreas.
  • Desenvolvedor de Conteúdo: Este é, essencialmente, um jornalista interno. Esta pessoa cria e edita material textual atraente (por exemplo, white papers, blogs, conteúdo web) que capta e prende a atenção de qualquer pessoa, do prospect ao cliente, durante todas as fases do ciclo de vendas.
  • Administrador de CRM: Mesmo que um sistema de CRM seja uma plataforma de vendas, o marketing será responsável pela configuração, manutenção, personalização e gestão de vendas.
  • Analista de Dados: Esta pessoa é o guardião de dados de marketing e hábil na extração, geração de relatórios, interpretação e análise. Exige capacidade de lidar com volumes enormes de dados de diferentes sistemas de marketing. Este papel pode também ser parte de um título mais amplamente definido como Analista de Negócios.
  • Analista de Processos: Vai definir os processos de marketing e métricas associadas. Fornece elementos para otimizar os resultados e a melhoria contínua na organização. Este papel pode também ser parte de um título mais amplamente definido de um Analista de Negócios.
  • Gerente de Marketing Integrado: Esta pessoa define segmentos-alvo e as táticas para o estabelecimento de relações com clientes potenciais em cada segmento. Executa campanhas para esses segmentos, utilizando vários canais de comunicação. As métricas e os resultados destas campanhas será finalmente consolidada em um painel de relatórios.
  • Gerente de Mídias Sociais: As principais responsabilidades para essa função irá incluir a definição de uma estratégia de mídia social para resolver desafios de negócios, criação de planos táticos e execução desses planos. Esta pessoa será o principal responsável pela a execução de campanhas de mídia social.
  • Analista de Tecnologia: Um trabalho que antes era do domínio de TI. Principais responsabilidades desta pessoa será: responder aos pedidos de automação (incluindo a substituição das soluções existentes); definir as necessidades, criar RFPs; avaliar soluções e fornecedores; conduzir o processo de seleção, bem como assegurar uma implantação completa.
  • Analista de Web Marketing: Esta pessoa é o principal responsável pelo Website da empresa. Incluídos nestas responsabilidades estão a concepção, desenvolvimento e atualizações. Além disso, precisa gerenciar web analytics, SEO, SEM e PPC. Medir, analisar e otimizar a eficácia on-line.
  • Especialista em Campanha de Nutrição: nutrição de leads é uma subespecialidade dentro do quadro mais amplo da gestão do funil, que está se tornando muito complexa. A criação de conteúdo, as páginas de destino, os algoritmos de pontuação, as campanhas de nutrição/engajamento, etc. , são agora tarefas altamente especializadas.
  • Gerenciamento de campanhas PPC: Necessita ter um profundo expertise em publicidade paga através de mecanismos de busca, mídia social, as propriedades relevantes da web, e assim por diante. As responsabilidades incluirão todas as geografias e línguas do público-alvo. Otimizar gastos em publicidade com base em métricas será outra responsabilidade nesta posição
Por Marcio Fuzzato e Max Ribeiro para site automação de marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tornar sua marca inesquecível

Especialista aponta dicas que podem ser fundamentais para o seu negócio, fazendo com que sua marca seja sempre bem lembrada pelos consumidores Entra ano, sai ano e sempre há uma nova premiação do tipo "Top of mind" aparecendo no mercado, seja da emissora de TV, da associação de lojistas ou de uma das tantas consultoria que existem por aí. É verdade que, embora a maioria costume ouvir o público consumidor nas ruas, outras não têm critérios muito confiáveis. Mas, independente do troféu ou do certificado para expor na parede, o que você tem feito para colocar o seu negócio entre os mais lembrados?   "O segredo para fazer uma marca top of mind é a qualidade das ações de branding. Elas precisam ser únicas e relevantes para o consumidor", afirma Marco Antônio Rezende, diretor de Branding da Cauduro Associados. O especialista diz ainda que as ações "precisam ser estratégicas e duradouras, ir muito além de uma simples campanha de publicidade, trimestral ou semest...

CLIENTE TURISMAR

 

4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes

    Uma rápida conferida no que é Inbound Marketing   O Inbound Marketing é uma “forma de fazer marketing” que se concentra na atração de tráfego qualificado, gestão de leads e produção de conteúdo relevante para conquistar novos clientes.   O objetivo é gerar valor para o potencial cliente.   A partir do Inbound Marketing conceitos como as etapas do funil de vendas ganharam força.   Se você ainda não tem total entendimento sobre o que é Inbound Marketing sugerimos que antes de continuar você leia o artigo; “Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”   A seguir, uma lista com exemplos de Inbound Marketing aplicado, na prática.   Use as dicas abaixo para se inspirar e entender como a prática dessa estratégia pode ajudar seu negócio.   1. Coca-Cola Com o Inbound Marketing você não precisa ter o caixa da Coca Cola para investir em ações similares as aplicadas pela marca.   O Coca-Cola Journey é um portal ...