No mercado de imóveis, segmento de ampla concorrência, corretores
e imobiliárias precisam, muitas vezes, encontrar formas criativas de dar
visibilidade ao seu trabalho. Uma das maneiras mais eficientes de se
atingir este objetivo é elaborar um bom plano de marketing.
O domínio da linguagem, o uso da mensagem correta e
organização produzem bons resultados e são capazes de destacar um serviço
ou profissional em um cenário no qual a disputa por espaço é bastante
acirrada.
A definição de um orçamento é o primeiro passo. O plano de
marketing não deve ser encarado como algo supérfluo, mas sim como um
investimento que, se bem-executado, trará retorno na forma de clientes e
bons negócios. Fixar um valor mensal para anúncios e ações de propaganda é
o mais sensato a se fazer, pois um plano de marketing bem-sucedido precisa
de continuidade para dar certo.
Entre as diversas ações de divulgação possíveis, algumas se
destacam pela própria simplicidade. As redes sociais, por exemplo. São
ferramentas de auxílio poderosas para o desenvolvimento do que se
convencionou chamar de “marketing digital”. E sem custos. A chave do
sucesso é produzir conteúdo relevante e com regularidade. Além de divulgar
serviços e produtos, o profissional pode apresentar dicas e análises sobre o mercado imobiliário. Isto pode
torná-lo referência no segmento.
Outro ponto fundamental é ser facilmente encontrado nas
ferramentas de busca da internet. Atualmente, a “grande rede” é a primeira
opção que vem à mente de um interessado em fazer qualquer tipo de transação
imobiliária. Vale a pena investir em alguns anúncios pagos em páginas de
busca. Esta atitude, aliada a informações veiculadas utilizando-se a técnica
de SEO, produzirá efeitos muito positivos, dando visibilidade e fazendo
com que seu site apareça como uma das primeiras opções de busca.
Convenções e eventos são uma excelente oportunidade para se
fazer contatos com pessoas influentes de qualquer segmento e não é
diferente no mercado imobiliário. O profissional atento sabe que, a partir
desses encontros, podem ser criadas fortes redes de relacionamento
que irão ajudá-lo na divulgação de seus serviços. Sólidos esquemas de
parceria podem surgir de um encontro casual.
É importante também criar referências dentro do mercado, ou
seja, ter um grupo de pessoas que poderão indicar o corretor ou a
imobiliária para potenciais clientes. A boa fama no mercado é conquistada
por meio de um atendimento qualificado, não só pela venda propriamente dita.
Inclusive, é possível que um interessado não feche negócio, mas
ainda assim fique satisfeito com o atendimento, o que deixará um caminho
aberto para futuramente solicitar ou mesmo indicar os serviços do
profissional.
Por – Fernanda Faria
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