Pular para o conteúdo principal

O QUE É DESIGN E COMO ELE MELHORA TUDO EM UMA EMPRESA?

É muito comum as pessoas terem uma compreensão limitada sobre o que é design. Afinal. Esta palavra é pronunciada com tanta frequência e em tantos contextos que acaba perdendo até sua relevância.
Mas não deveria ser o caso. O design é uma das disciplinas e campos de estudo mais requisitados hoje em dia, nas mais diversas áreas: da arte e do entretenimento até a produção industrial e os avanços tecnológicos mais arrojados, o design sempre estará presente.
Pense comigo: é impossível mandar um foguete para o espaço sem um designer (ou vários) contribuindo de alguma forma neste projeto.
Se você ficou espantado com esta afirmação, talvez seja porque entendo o que é designcomo a arte de fazer coisas bonitas, normalmente imagens, para divulgar produtos e empresas. A verdadeira definição do que é design vai muito além disso.
É claro que o design empregado na comunicação visual e identidade corporativa das empresas é um dos que chama mais nossa atenção, seja na hora de encontrar exemplos de logotipo para empresas para apresentar para a diretoria ou mesmo para algo simples como fazer cartão de visita.
Mas é importante que fique claro que o design está presente em diversos outros processos dentro de uma organização. Para criar embalagens diferentes e criativas, por exemplo. Neste caso o designer irá muito além de desenhos e formas, mas terá que pensar em materiais mais adequados, custos de produção, tipo de impressão, funcionalidade para o consumidor, possibilidade de estocagem e empilhamento, atratividade e destaque no ponto de venda, resistência ao transporte, facilidade de abertura pelo consumidor e até em desenhar uma embalagem maior para guardar as menores durante a logística.
Afinal, o que é o design senão a arte e a ciência de encontrar a melhor solução para a concepção de um produto ou serviço?
Nesse contexto, fica claro como o design pode interferir positivamente em diversos aspectos de uma empresa.

O que é design?

Separamos uma definição menos poética que a anterior para você, retirada de um dicionário (Aurélio) e adaptada:
Design é a concepção de um projeto ou modelo e seu planejamento, também pode significar de forma restrita: desenho industrial, desenho de produto e programação visual.
Portanto, desta definição, podemos retirar alguns campos importantes do design:
  • Concepção de projetos.
  • Planejamento.
  • Criação de produtos (e serviços).
  • Design na comunicação.
Mas, como você já percebeu, fica difícil definir o que é design de uma forma tão fria.
Realmente, por se tratar de uma disciplina que congrega tanto elementos técnicos e científicos com apurado senso estético e artístico, o design acaba se tornando um campo de estudo apaixonante e de aplicação ampla. Vamos ver algumas características que fazem do design algo tão importante para qualquer organização:

Principais características do design

  • Design é a busca da melhor solução, do início ao fim de um projeto.
  • Design é um processo extremamente criativo.
  • Um design adequado sempre trará qualidade para um produto, serviço ou projeto.
  • Design e inovação são irmãos inseparáveis, quase siameses...
  • O design busca atender necessidades concretas das pessoas, com funcionalidade, custo acessível, bom-gosto e sustentabilidade financeira e ambiental.
  • O design se aproveita de oportunidades de mercado para tornar projetos viáveis.
  • Um bom design traz mais qualidade de vida para as pessoas.
Outra característica importante do trabalho de design é enxergar a relações potenciais entre aquilo que aparentemente é desconexo, integrando materiais, tecnologias, ideias, técnicas, metodologias e outros elementos de modo a criar algo novo a partir do rearranjo de recursos já existentes.

O design na sua empresa

Para entender melhor o que é design, resumimos a maneira como ele atua no ambiente, no desenvolvimento de produtos e serviços e na comunicação de sua empresa:
A organização do ambiente de trabalho, e principalmente de vendas, se beneficia fortemente do design, que organiza fluxos de forma prática e segura. O destaque vai para os pontos de venda, onde além de funcional, o design deve ser esteticamente atraente, atender as necessidades do consumidor e ainda estar de acordo com a identidade visual da marca.
Da mesma forma, na hora de desenvolver produtos e serviços, o design contribui fortemente, atendendo as demandas do mercado dentro das possibilidades de recursos que a empresa dispõem, para entregar o melhor custo benefício ao público, com criatividade inovação.
Quanto à comunicação, o design deve saber traduzir o posicionamento da empresa e seus diferenciais de uma forma adequada à linguagem do público-alvo, construindo identidade com a marca e agregando valores intangíveis aos produtos e serviços do negócio. Tudo isso fazendo uso de cores, formas, símbolos e tipografias que comporão todos os materiais de comunicação da empresa, do logotipo ao cartão de visitas.
Obs: Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como criar um panfleto, ou até mesmo criação de logos online da sua empresa.

Escrito por Pedro Renan



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba como tornar sua marca inesquecível

Especialista aponta dicas que podem ser fundamentais para o seu negócio, fazendo com que sua marca seja sempre bem lembrada pelos consumidores Entra ano, sai ano e sempre há uma nova premiação do tipo "Top of mind" aparecendo no mercado, seja da emissora de TV, da associação de lojistas ou de uma das tantas consultoria que existem por aí. É verdade que, embora a maioria costume ouvir o público consumidor nas ruas, outras não têm critérios muito confiáveis. Mas, independente do troféu ou do certificado para expor na parede, o que você tem feito para colocar o seu negócio entre os mais lembrados?   "O segredo para fazer uma marca top of mind é a qualidade das ações de branding. Elas precisam ser únicas e relevantes para o consumidor", afirma Marco Antônio Rezende, diretor de Branding da Cauduro Associados. O especialista diz ainda que as ações "precisam ser estratégicas e duradouras, ir muito além de uma simples campanha de publicidade, trimestral ou semest...

CLIENTE TURISMAR

 

4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes

    Uma rápida conferida no que é Inbound Marketing   O Inbound Marketing é uma “forma de fazer marketing” que se concentra na atração de tráfego qualificado, gestão de leads e produção de conteúdo relevante para conquistar novos clientes.   O objetivo é gerar valor para o potencial cliente.   A partir do Inbound Marketing conceitos como as etapas do funil de vendas ganharam força.   Se você ainda não tem total entendimento sobre o que é Inbound Marketing sugerimos que antes de continuar você leia o artigo; “Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”   A seguir, uma lista com exemplos de Inbound Marketing aplicado, na prática.   Use as dicas abaixo para se inspirar e entender como a prática dessa estratégia pode ajudar seu negócio.   1. Coca-Cola Com o Inbound Marketing você não precisa ter o caixa da Coca Cola para investir em ações similares as aplicadas pela marca.   O Coca-Cola Journey é um portal ...