É muito comum as pessoas terem uma
compreensão limitada sobre o que é design. Afinal. Esta palavra é pronunciada
com tanta frequência e em tantos contextos que acaba perdendo até sua relevância.
Mas
não deveria ser o caso. O design é uma das disciplinas e campos de estudo mais
requisitados hoje em dia, nas mais diversas áreas: da arte e do entretenimento
até a produção industrial e os avanços tecnológicos mais arrojados, o design
sempre estará presente.
Pense
comigo: é impossível mandar um foguete para o espaço sem um designer (ou
vários) contribuindo de alguma forma neste projeto.
Se
você ficou espantado com esta afirmação, talvez seja porque entendo o
que é designcomo a arte de fazer coisas bonitas, normalmente
imagens, para divulgar produtos e empresas. A verdadeira definição do que é
design vai muito além disso.
É
claro que o design empregado na comunicação visual e identidade corporativa das
empresas é um dos que chama mais nossa atenção, seja na hora de encontrar exemplos de logotipo para empresas para
apresentar para a diretoria ou mesmo para algo simples como fazer cartão de visita.
Mas
é importante que fique claro que o design está presente em diversos outros
processos dentro de uma organização. Para criar embalagens diferentes e criativas,
por exemplo. Neste caso o designer irá muito além de desenhos e formas, mas
terá que pensar em materiais mais adequados, custos de produção, tipo de
impressão, funcionalidade para o consumidor, possibilidade de estocagem e
empilhamento, atratividade e destaque no ponto de venda, resistência ao
transporte, facilidade de abertura pelo consumidor e até em desenhar uma
embalagem maior para guardar as menores durante a logística.
Afinal,
o que é o design senão a arte e a ciência de encontrar a melhor solução para a
concepção de um produto ou serviço?
Nesse
contexto, fica claro como o design pode interferir positivamente em diversos
aspectos de uma empresa.
O que é design?
Separamos
uma definição menos poética que a anterior para você, retirada de um dicionário
(Aurélio) e adaptada:
Design
é a concepção de um projeto ou modelo e seu planejamento, também pode
significar de forma restrita: desenho industrial, desenho de produto e
programação visual.
Portanto,
desta definição, podemos retirar alguns campos importantes do design:
- Concepção de projetos.
- Planejamento.
- Criação de produtos (e serviços).
- Design na comunicação.
Mas,
como você já percebeu, fica difícil definir o que é design de uma forma tão
fria.
Realmente,
por se tratar de uma disciplina que congrega tanto elementos técnicos e
científicos com apurado senso estético e artístico, o design acaba se tornando
um campo de estudo apaixonante e de aplicação ampla. Vamos ver algumas
características que fazem do design algo tão importante para qualquer
organização:
Principais características do design
- Design é a busca da melhor
solução, do início ao fim de um projeto.
- Design é um processo extremamente
criativo.
- Um design adequado sempre trará
qualidade para um produto, serviço ou projeto.
- Design e inovação são irmãos
inseparáveis, quase siameses...
- O design busca atender
necessidades concretas das pessoas, com funcionalidade, custo acessível,
bom-gosto e sustentabilidade financeira e ambiental.
- O design se aproveita de
oportunidades de mercado para tornar projetos viáveis.
- Um bom design traz mais qualidade
de vida para as pessoas.
Outra
característica importante do trabalho de design é enxergar
a relações potenciais entre aquilo que aparentemente é desconexo,
integrando materiais, tecnologias, ideias, técnicas, metodologias e outros
elementos de modo a criar algo novo a partir do rearranjo
de recursos já existentes.
O design na sua empresa
Para
entender melhor o que é design, resumimos a maneira como ele atua no ambiente,
no desenvolvimento de produtos e serviços e na comunicação de sua empresa:
A
organização do ambiente de trabalho, e principalmente de vendas, se beneficia
fortemente do design, que organiza fluxos de forma prática e segura. O destaque
vai para os pontos de venda, onde além de funcional, o design deve ser
esteticamente atraente, atender as necessidades do consumidor e ainda estar de
acordo com a identidade visual da marca.
Da
mesma forma, na hora de desenvolver produtos e serviços, o design contribui
fortemente, atendendo as demandas do mercado dentro das possibilidades de
recursos que a empresa dispõem, para entregar o melhor custo benefício ao
público, com criatividade inovação.
Quanto
à comunicação, o design deve saber traduzir
o posicionamento da empresa e seus diferenciais de
uma forma adequada à linguagem do público-alvo, construindo identidade com a marca e
agregando valores intangíveis aos produtos e serviços do negócio.
Tudo isso fazendo uso de cores, formas, símbolos e tipografias que comporão
todos os materiais de comunicação da empresa, do logotipo ao cartão de visitas.
Obs: Este post foi escrito pelos
nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da
América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como criar um panfleto, ou até mesmo criação
de logos online da
sua empresa.
Comentários
Postar um comentário