Pular para o conteúdo principal

O QUE É DESIGN E COMO ELE MELHORA TUDO EM UMA EMPRESA?

É muito comum as pessoas terem uma compreensão limitada sobre o que é design. Afinal. Esta palavra é pronunciada com tanta frequência e em tantos contextos que acaba perdendo até sua relevância.
Mas não deveria ser o caso. O design é uma das disciplinas e campos de estudo mais requisitados hoje em dia, nas mais diversas áreas: da arte e do entretenimento até a produção industrial e os avanços tecnológicos mais arrojados, o design sempre estará presente.
Pense comigo: é impossível mandar um foguete para o espaço sem um designer (ou vários) contribuindo de alguma forma neste projeto.
Se você ficou espantado com esta afirmação, talvez seja porque entendo o que é designcomo a arte de fazer coisas bonitas, normalmente imagens, para divulgar produtos e empresas. A verdadeira definição do que é design vai muito além disso.
É claro que o design empregado na comunicação visual e identidade corporativa das empresas é um dos que chama mais nossa atenção, seja na hora de encontrar exemplos de logotipo para empresas para apresentar para a diretoria ou mesmo para algo simples como fazer cartão de visita.
Mas é importante que fique claro que o design está presente em diversos outros processos dentro de uma organização. Para criar embalagens diferentes e criativas, por exemplo. Neste caso o designer irá muito além de desenhos e formas, mas terá que pensar em materiais mais adequados, custos de produção, tipo de impressão, funcionalidade para o consumidor, possibilidade de estocagem e empilhamento, atratividade e destaque no ponto de venda, resistência ao transporte, facilidade de abertura pelo consumidor e até em desenhar uma embalagem maior para guardar as menores durante a logística.
Afinal, o que é o design senão a arte e a ciência de encontrar a melhor solução para a concepção de um produto ou serviço?
Nesse contexto, fica claro como o design pode interferir positivamente em diversos aspectos de uma empresa.

O que é design?

Separamos uma definição menos poética que a anterior para você, retirada de um dicionário (Aurélio) e adaptada:
Design é a concepção de um projeto ou modelo e seu planejamento, também pode significar de forma restrita: desenho industrial, desenho de produto e programação visual.
Portanto, desta definição, podemos retirar alguns campos importantes do design:
  • Concepção de projetos.
  • Planejamento.
  • Criação de produtos (e serviços).
  • Design na comunicação.
Mas, como você já percebeu, fica difícil definir o que é design de uma forma tão fria.
Realmente, por se tratar de uma disciplina que congrega tanto elementos técnicos e científicos com apurado senso estético e artístico, o design acaba se tornando um campo de estudo apaixonante e de aplicação ampla. Vamos ver algumas características que fazem do design algo tão importante para qualquer organização:

Principais características do design

  • Design é a busca da melhor solução, do início ao fim de um projeto.
  • Design é um processo extremamente criativo.
  • Um design adequado sempre trará qualidade para um produto, serviço ou projeto.
  • Design e inovação são irmãos inseparáveis, quase siameses...
  • O design busca atender necessidades concretas das pessoas, com funcionalidade, custo acessível, bom-gosto e sustentabilidade financeira e ambiental.
  • O design se aproveita de oportunidades de mercado para tornar projetos viáveis.
  • Um bom design traz mais qualidade de vida para as pessoas.
Outra característica importante do trabalho de design é enxergar a relações potenciais entre aquilo que aparentemente é desconexo, integrando materiais, tecnologias, ideias, técnicas, metodologias e outros elementos de modo a criar algo novo a partir do rearranjo de recursos já existentes.

O design na sua empresa

Para entender melhor o que é design, resumimos a maneira como ele atua no ambiente, no desenvolvimento de produtos e serviços e na comunicação de sua empresa:
A organização do ambiente de trabalho, e principalmente de vendas, se beneficia fortemente do design, que organiza fluxos de forma prática e segura. O destaque vai para os pontos de venda, onde além de funcional, o design deve ser esteticamente atraente, atender as necessidades do consumidor e ainda estar de acordo com a identidade visual da marca.
Da mesma forma, na hora de desenvolver produtos e serviços, o design contribui fortemente, atendendo as demandas do mercado dentro das possibilidades de recursos que a empresa dispõem, para entregar o melhor custo benefício ao público, com criatividade inovação.
Quanto à comunicação, o design deve saber traduzir o posicionamento da empresa e seus diferenciais de uma forma adequada à linguagem do público-alvo, construindo identidade com a marca e agregando valores intangíveis aos produtos e serviços do negócio. Tudo isso fazendo uso de cores, formas, símbolos e tipografias que comporão todos os materiais de comunicação da empresa, do logotipo ao cartão de visitas.
Obs: Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como criar um panfleto, ou até mesmo criação de logos online da sua empresa.

Escrito por Pedro Renan



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliando os Impactos da IA no Marketing e Vendas

  A inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, e o marketing e vendas não são exceções. Empresas de todos os tamanhos estão aproveitando o poder da IA para transformar suas estratégias, aumentar a eficiência e proporcionar experiências personalizadas aos clientes. Neste artigo, vamos explorar como a IA está impactando o marketing e vendas e o que isso significa para o futuro dos negócios. Automação de Tarefas Repetitivas A automação de tarefas repetitivas é uma das áreas onde a IA tem mostrado seu valor. Ferramentas de IA podem automatizar processos como a segmentação de público, a criação de conteúdo personalizado e o gerenciamento de campanhas publicitárias. Isso não só economiza tempo e recursos, mas também permite que as equipes de marketing se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. Personalização e Experiência do Cliente A IA permite um nível de personalização sem precedentes nas interações com os clientes. Com o uso de algoritmos d...

Como Deixar Seu Blog Mais Atrativo

  Manter um blog atraente é essencial para engajar e reter leitores. Aqui estão algumas dicas infalíveis para melhorar o seu blog:   Conteúdo Relevante e Original : Escreva sobre temas que sejam realmente úteis e interessantes para o seu público. Imagens de Qualidade : Use fotos e gráficos que complementem o texto e que sejam visualmente atraentes. Títulos Chamativos : Crie títulos que despertem a curiosidade e incentivem o clique. Seção de Comentários : Interaja com seus leitores respondendo aos comentários e incentivando discussões. Facilidade de Navegação : Certifique-se de que o layout do seu blog seja intuitivo e fácil de navegar.   SEO: Use palavras-chave relevantes para melhorar sua visibilidade nos motores de busca.   Implementando essas estratégias, você verá um aumento no engajamento e na satisfação dos seus leitores. Aproveite essas dicas e transforme seu blog em uma referência no seu nicho!   Pronto para publicar e compartilhar ess...

Mercado publicitário é cada vez mais digital e inclusivo

  A publicidade é cada vez mais digital, inclusiva e focada em sucesso: esses são os principais insights da pesquisa “O Futuro das Agências: ESG, Aquisições, Crescimento e Concorrência”. Inédita, a análise foi conduzida recentemente pela KPMG no Brasil e pelo grupo Meio & Mensagem. O levantamento traz reflexões importantes sobre o mercado de propaganda, marketing e branding, assim como detalha que a publicidade reconhece que o cenário mudou profundamente. E mais: o setor quer ser coautor das transformações, por isso deve apostar na criação de negócios. No que se refere ao portfólio, 59% dos entrevistados passaram a mensurar as campanhas. Para o futuro, devem prevalecer as estratégias de produção de conteúdo, o business inteligence e a oferta de outros serviços, tais como consultoria de tecnologia e plataformas de marketing digital.   Já com o intuito de corresponder às expectativas dessas tendências e mudanças que estão em ascensão, as agências devem focar na busca por nov...