Você tem sinergia entre a mídia
social e o marketing de conteúdo?
Os profissionais de marketing
entendem que, no ambiente digital atual, a mídia social é uma necessidade
imperiosa para alcançar os clientes. É onde eles gastam uma quantidade
crescente de tempo. De fato, aproximadamente um de cada cinco minutos (cerca de 19%) de todo o tempo da mídia é
gasto em sites e em apps sociais.
Mas, apesar dos seus esforços
promocionais no social, muitos profissionais de marketing não estão colhendo os
resultados desejados. Por quê?
Provavelmente por que está faltando
um elemento crítico, a sinergia. É necessário haver uma sinergia construtiva
entre o seu conteúdo e a sua atividade social, que está enraizada na sinergia
que serve a sua marca.
Muitos profissionais de marketing
criam estratégias separadas para cada canal, perdendo a oportunidade para que
os canais sejam construídos com base uns nos outros, criando sinergia e
momento. O conteúdo e o social são poderosos isoladamente, mas, o poder deles é
multiplicado exponencialmente, quando eles são usados para ecoar e amplificar
um ao outro.
Se você estiver interessado em criar
mais sinergia entre os seus diversos canais, veja cinco lugares por onde
começar.
1. Comece pelas metas e objetivos da
empresa.
Criar sinergia entre o social e o
marketing de conteúdo começa pela clara definição das metas e objetivos da
empresa. Essas metas precisam permitir que os dois tipos de marketing se
combinem para atingir um propósito comum. Antes de criar um conteúdo promocional,
considere essas perguntas: O que esperamos conseguir? Como parecerá o sucesso?
Veja dois exemplos, um fraco e outro forte.
Fraco. John está encarregado do marketing social
para a Good Company. A sua meta é gerar, neste trimestre, 10% mais seguidores
no Twitter, e o seu plano é criar e promover o conteúdo que fará isto
acontecer. Ele está pensando em cards e memes no Twitter.
Embora aumentar o tráfico seja bom,
uma estratégia forte pode conseguir algo muito melhor que simplesmente gerar
seguidores. Veja o exemplo seguinte.
Forte. Jane está encarregada do marketing social
para a Better Company. A meta da sua empresa é gerar 10% mais leads neste
trimestre. A estratégia é usar conteúdo fechado para obter nomes qualificados
para entrar no seu programa de marketing de nutrição. O seu colega de marketing
de conteúdo está criando um guia que abordará um grande ponto doloroso da
audiência alvo da sua empresa. O plano de Jane é usar o social para promover o
conteúdo, com a meta de conduzir as pessoas para a landing page, na qual elas
podem preencher um formulário para leads, para obter o conteúdo. Os dois canais
trabalharão juntos para atingir esta meta.
Ponto chave pra levar para casa: Antes de criar qualquer nova peça de
conteúdo, mapeie as metas e objetivos da empresa. Então, decida como o conteúdo
e o social podem trabalhar juntos para atingir essa meta comum.
2. Inverta o processo e deixe o
social conduzir a criação de conteúdo.
A maioria dos profissionais de
marketing cria o conteúdo em primeiro lugar, e usa o social para promovê-lo.
Este processo pode ter sucesso, mas, há uma estratégia menos usada que pode
gerar resultados excelentes. Ouça o social para ditar a direção do seu
conteúdo.
Por exemplo, a maioria da sua
audiência gasta tempo no Twitter. Verifique as conversas que estão acontecendo
agora mesmo no Twitter. Sobre o que as pessoas estão falando? Há temas comuns
de pontos dolorosos que podem estar aparecendo múltiplas vezes? Se houver,
criar conteúdo baseado nesta informação fará a sua promoção social ser mais
eficaz. A conversa já está acontecendo e você sabe que as pessoas estão
interessadas neste assunto, e agora, você apenas tem que criar sinergia,
produzindo o conteúdo a ser promovido. E esse conteúdo não precisa ser um longo
e-book, white paper, ou mesmo um blog post. Ele pode ser algo simples.
Por exemplo, a Charmin foi ao social
para aprender sobre o que as suas audiências estavam falando. Eles queriam
descobrir os maiores pontos dolorosos no contexto da marca. A empresa logo
descobriu que a audiência estava unanimemente frustrada pelo fato das pessoas
não substituírem os rolos de papel higiênico. Eles criaram um visual rápido e
eficaz para engajar a sua maior audiência.
A GoPro é outro grande exemplo. Esta
marca consistentemente solicita e recebe conteúdo gerado pelos usuários. Os
clientes usam as suas câmeras para gravar vídeos, frequentemente de esportes
radicais. Eles compartilham as suas fantásticas gravações com a empresa, que,
por sua vez, posta os vídeos na mídia social.
Os usuários produzem o conteúdo, o
que significa que ele se encaixa perfeitamente no marketing social. Os
criadores do conteúdo compartilham as suas gravações, e as pessoas são
especialmente receptivas ao conteúdo criado pelos seus pares.
3. Selecione
estrategicamente os canais da mídia social.
A
publicação “Padrões,
Orçamentos e Tendências na América do Norte para 2017” do Content Marketing
Institute identifica os canais que os profissionais de marketing B2B mais usam
para promover o conteúdo deles. O LinkedIn lidera as plataformas sociais,
usadas por 89% destes profissionais.
Um
dos maiores erros que os profissionais de marketing cometem é não combinar o
conteúdo certo com o canal adequado. De acordo com um estudo do CMI, os
profissionais de marketing estão usando, em média, seis canais diferentes para
distribuir o seu conteúdo. Dependendo do tamanho da sua equipe, ser eficaz em
tantos canais sociais pode ser difícil. É melhor focar apenas naqueles nos
quais você pode ser ótimo. Descubra onde a
sua audiência gasta a maioria do tempo dela e foque a sua estratégia nesses
canais específicos.
Como você pode determinar quais canais são os melhores para a sua audiência? Veja algumas perguntas a serem feitas.
·
Onde os seus compradores alvo estão gastando o tempo deles?
Pergunte aos seus atuais clientes onde eles gastam o tempo deles, e/ou faça
pesquisas para obter as respostas.
·
Quais canais os concorrentes que têm sucesso estão usando, e
estão eles obtendo resultados através desses canais? Você pode usar diversas
ferramentas sociais para obter esta informação. Por exemplo, a Fanpage Karmapermite que
você analise as contas dos seus concorrentes em vários canais da mídia social.
A Twitonomy permite que você veja a análise da sua
conta no Twitter, assim como as dos seus principais concorrentes.
·
Há considerações geográficas que precisam ser consideradas em
cada canal?
A Social Sprout recomenda começar
mergulhando profundamente nos dados demográficos de cada canal. Depois que você
entender melhor os dados demográficos pertinentes, você pode decidir quais
canais melhor se encaixam na sua estratégia de conteúdo e social. Veja um
rápido guia dos principais canais sociais, baseado na Pew Research Center Demographics do
estudo Key Social Networking.
Ponto chave pra levar para casa: A mídia social é sobre qualidade e não sobre quantidade.
Selecione alguns canais sociais para promover o seu conteúdo, com base nos
dados demográficos e nos hábitos da audiência alvo, que você deseja atingir.
4. Crie o tom
correto para as contas sociais.
Os
profissionais de marketing de conteúdo frequentemente pensam sobre o tom, ao
escrever as peças de conteúdo. Deve o conteúdo ser profissional, abordável,
humorístico ou amistoso? Muito depende da voz da sua marca, mas os canais
individuais podem influenciar isto e, é claro, a própria peça de conteúdo. Uma
vez que você entenda o propósito do conteúdo, quem ele vai alcançar e quais
canais sociais ajudarão a atingir essa meta, você precisa ter certeza de que o
conteúdo combine com o tom do canal. Veja alguns exemplos.
Twitter. As contas das empresa que têm maior sucesso no Twitter têm
algumas coisas em comum, de acordo com Justyn Howard da Social Sprout.
Ele acha que as empresas que têm sucesso fazem mais para divertir ou para
entreter; elas oferecem verdadeiro valor para as suas audiências. Elas
compartilham informação de grande valor a detalhes privilegiados, ou fazem
ofertas especiais.
Facebook. No Facebook, o seu tom deve ser amistoso. Ele deve engajar
os fãs através de conteúdo que seja fácil de compartilhar e que inclua
multimídia. De fato, os posts que incluem imagens ou vídeos produzem até 96
por cento de maior engajamento nas páginas de empresas do Facebook. Compartilhe fotos de
eventos recentes da empresa e dê à audiência uma visão do íntimo da sua
empresa.
LinkedIn. Este meio é todo sobre liderança no seu nicho. Com outros
canais, você pode fazer brincadeiras e divertir-se, mas, neste canal,
mantenha-se como um profissional. Entretanto, profissional não deve ser chato;
faça também o conteúdo ser interessante.
5. Use tipos
de conteúdo comprovados na sua estratégia integrada.
Ao
criar uma estratégia integrada e sinérgica de conteúdo e social, é importante
considerar os tipos de conteúdo que terão um bom desempenho no social, por que,
se o conteúdo tiver um bom desempenho, ele o levará mais perto da sua meta,
seja produzindo engajamento, gerando leads, ou aumentando a consciência da
marca. Veja diversos tipos de conteúdos comprovados para entregar e
compartilhar.
· Os infográficos comprovadamente geram mais visualizações,
curtidas e compartilhamentos. De fato, um estudo descobriu que os infográficos
eram curtidos e que eles recebiam corações na mídia social até três
vezes a taxa de outros tipos de conteúdo.
· Este tipo de conteúdo é ótimo para infundir um pouco de (ou
muita) personalidade nos seus selecionados meios de comunicação (pense em
Facebook e Twitter). Use um meme para rapidamente pular num tópico ou tendência
que está acontecendo agora mesmo no seu ramo de atividades. Os memes são fáceis
de criar com rapidez, e você pode divulga-los antes que a tendência passe. Eles
tendem a ser engraçados e, frequentemente são irônicos. Dos Equis teve um ótimo
resultado com o “Homem mais interessante do Mundo”.
· ·
Na mídia social, os vídeos capturam uma grande quantidade de
atenção. Por exemplo, este vídeo produzido pela Crazy Egg traz 21 mil dólares
de receita todos os meses.
Carregue
o seu vídeo no YouTube e no Vimeo e compartilhe links através das plataformas
de mídia social desejadas. Mas lembre-se que os vídeos (neste contexto) não
devem ser longos. Geralmente alguns minutos são suficientes.
Listas. Nós somos programados
para gostar dos posts com listas − os lísticos. De fato,
de acordo com uma pesquisa da Buzzsumo, nós descobrimos que para a OKDork os
posts de listas perdem apenas para os infográficos ao receber maior
média de compartilhamentos que todos os demais tipos
de conteúdo.
Ponto chave pra levar para casa: Se você não tem certeza de por onde começar, selecione um tipo
de conteúdo comprovado nos canais da mídia social, onde os membros da sua
audiência alvo estão gastando a maior parte do tempo.
Resumindo: A mídia social é
especialmente poderosa quando atua em sinergia com os seus demais conteúdos.
A
mídia social é uma ferramenta poderosa para atingir mais pessoas da sua
audiência alvo. Mas, ela não pode trabalhar sozinha. O conteúdo que você criar
e os canais sociais que você selecionar precisam trabalhar em harmonia.
Cada
tipo de conteúdo, seja um blog post, white paper, um guia, ou um vídeo, requer
muitas horas e recursos para produzir. Mas, com uma meta estratégica, cada hora
proporcionará um retorno muito maior, por que atingir esta sinergia maximizará
o impacto de cada peça de conteúdo que você criar.
Como você usa a mídia social para promover o seu conteúdo? Por
favor, compartilhe as suas melhores práticas e o que produz resultados.
Você
está pronto para implantar o seu plano de conteúdo? Verifique o nosso e-book para aprender a criar conteúdo de qualidade através de uma
estratégia vencedora que atraia potenciais compradores e que crie afinidade
pela marca. Ele te ajudará a desenvolver personagens de compradores, a
mapear a jornada deles através do ciclo de engajamento até a tomada de decisão
e produzir conteúdo que os ajudará em cada estágio dessa jornada.
Por - Nicki
Howell
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