Algumas dicas de como os profissionais de marketing podem
usar o humor para construir relacionamentos mais fortes entre marca e
consumidor:
1. Seja claro sobre por que você deseja usar o
humor. É preciso uma intenção. O humor pelo humor é bom. Mas é melhor se houver
um propósito que justifique seu uso.
2.
Use o mapa do humor (disponível com detalhes no
meu livro). Meio, público e propósito. Meio: como você comunicará o humor – por
e-mail, pessoalmente, por meio de um anúncio. A mídia afeta o tipo de mensagem.
O sarcasmo, por exemplo, é difícil de transmitir em texto. Já o público é
importante em todas as formas de comunicação. Com o humor, a finalidade é
entregar o que o público precisa, mas de uma maneira inesperada. O seu
relacionamento (ou da sua marca) com o público também afetará a forma como o
humor é recebido. Finalmente, o elemento mais importante é o propósito. Por que
você quer fazer uso do humor? Deseja usá-lo para aumentar a conscientização? Ou
atenção? Se você quiser aplicá-lo para gerar afinidade, use-o de maneira
diferente.
3. Em geral, usar o humor no marketing é,
primeiramente, uma forma positiva de comunicar, mas também pode ser inclusiva.
Não é necessariamente sobre provocar gargalhadas. Este é um bom ponto de
partida. Pode haver um lado alegre no humor que seja inclusivo. Pense na
Coca-Cola. A marca não usa piadas ou faz você rir, mas motiva uma alegria e um
sentimento edificante.
4 Consistência. Quando você pode usar o humor de
maneira consistente em todas as peças de marketing, ele se torna mais parte da
voz da marca do que quando aplicado apenas em um detalhe. Isso é importante. Se
você deseja que o humor faça parte da marca, ele deve ser usado de forma
consistente em tudo. Pense na Zappos. Ou na Southwest. Eles construíram marcas
onde peculiaridade, humor ou alegria fazem parte da sua voz.
5 Tudo isso leva tempo. Se o humor fizer parte
da marca, levará tempo para ser estabelecido. Seja paciente. Você pode cometer
alguns erros. Mas aprenda e coloque grades de proteção para preservar a marca.
E você não precisa ser o grande criador da comunicação com humor – existe a
possibilidade de contratar um profissional para auxiliá-lo na empreitada.
Fonte - forbes.com.br
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