Acredito que a resposta a essa pergunta ainda é muito controversa, pois esse mito é bastante difundido.
De fato, os consumidores quando compram algum produto/serviço, gostam de pensar que estão pagando barato. Isso causa um efeito anti-arrependimento, pós compra. No entanto, afirmar que os clientes só querem preço é prematuro.
Uma pesquisa realizada em 2007 para avaliar o que leva uma pessoa a comprar e “O que é mais importante para que uma empresa respeite o consumidor,” esclarece bem esse tema.
Foram pesquisadas 11 categorias de empresas: Alimentos, bebidas, Automóveis, Bancos, Cias Aéreas, Eletrodomésticos, Farmacêutica, Governo, Saúde, Telefonia Celular e Fixa, Varejo.
A pesquisa ouviu 1.800 pessoas de seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Veja as respostas...
43% ATENDIMENTO;
29% Qualidade;
17% Responsabilidade Social;
9% preço;
2% Propaganda
Fica claro que os consumidores não querem apenas preço. Eles desejam que, ao comprar os produtos, estes possuam outros atributos, como ficou demonstrado na pesquisa; desejam pagar um preço “justo” por um bom produto/serviço. Todos sabem que pagar “baratinho”, quase sempre é sinônimo de produto sem qualidade etc. Como exemplo, todos nós sabemos que os tablets, a grande vedete eletro-eletrônico de 2010, não são baratos, no entanto, são objetos de desejo. Os consumidores entendem que vale a pena pagar o preço, pois percebem que existe “valor” em tal produto, entendem que o “valor” compensa o preço.
Por.
Fernando Fernandes
www.programacases.com.br
De fato, os consumidores quando compram algum produto/serviço, gostam de pensar que estão pagando barato. Isso causa um efeito anti-arrependimento, pós compra. No entanto, afirmar que os clientes só querem preço é prematuro.
Uma pesquisa realizada em 2007 para avaliar o que leva uma pessoa a comprar e “O que é mais importante para que uma empresa respeite o consumidor,” esclarece bem esse tema.
Foram pesquisadas 11 categorias de empresas: Alimentos, bebidas, Automóveis, Bancos, Cias Aéreas, Eletrodomésticos, Farmacêutica, Governo, Saúde, Telefonia Celular e Fixa, Varejo.
A pesquisa ouviu 1.800 pessoas de seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
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43% ATENDIMENTO;
29% Qualidade;
17% Responsabilidade Social;
9% preço;
2% Propaganda
Fica claro que os consumidores não querem apenas preço. Eles desejam que, ao comprar os produtos, estes possuam outros atributos, como ficou demonstrado na pesquisa; desejam pagar um preço “justo” por um bom produto/serviço. Todos sabem que pagar “baratinho”, quase sempre é sinônimo de produto sem qualidade etc. Como exemplo, todos nós sabemos que os tablets, a grande vedete eletro-eletrônico de 2010, não são baratos, no entanto, são objetos de desejo. Os consumidores entendem que vale a pena pagar o preço, pois percebem que existe “valor” em tal produto, entendem que o “valor” compensa o preço.
Por.
Fernando Fernandes
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