Pular para o conteúdo principal

Novas habilidades necessárias para o profissional de Marketing

Nos últimos anos temos notado uma mudança radical nas competências, conhecimentos e funções necessárias para ser bem sucedido no marketing. A área de marketing vem sendo cada vez mais pressionada a justificar os seus gastos e a prestar contas de seus resultados. O Marketing está tendo que fazer mais com menos, e precisando demonstrar sua contribuição para os resultados. Essa pressão, juntamente com grandes mudanças na tecnologia e comportamento do consumidor, exige o domínio de vários novas áreas do conhecimento. A área de marketing vai precisar da assistência de peritos e especialistas.

A Universidade de Columbia  publicou um relatório sobre agilidade, na aprendizagem especialmente em tempos de ruptura. O aluno ágil, eles afirmam “, mostra a vontade e a habilidade de aprender ao longo de suas carreiras, se não de suas vidas inteiras.” O marketing , hoje, precisa atuar como integrador e agente de mudança. Não apenas estar aberto a novas habilidades e entender como colaborar com novos parceiros, mas estar preparado para trazer mais idéias originais para a mesa, também.
Um relatório recente da Forrester descobriu que 97 por cento dos profissionais de marketing estão fazendo coisas que nunca fizeram antes, e o mesmo número estão vendo uma lacuna dramática na amplitude e profundidade das habilidades necessárias.
Estamos agora no ponto em que precisamos parar de contratar conjuntos de habilidades e começar a contratar por mentalidade. Precisamos tratar o Marketing menos como uma máquina a ser controlada e mais como um sistema complexo e dinâmico que pode aprender e adaptar-se ao longo do tempo. Este é o caminho para a construção de processos fluidos, orgânicos, que respondem ao novo comportamento do comprador, e não as estruturas rígidas com a qual estamos familiarizados. Empresas de todo o mundo com um Marketing ágil estão provocando uma disruptura no mercado, ganhando agressivamente clientes e superando seus concorrentes.
Profissionais de marketing ágeis servirão como agentes de mudança que permitem que as nossas organizações respondam – e até mesmo se antecipem – às expectativas dos clientes em constante evolução. Esta é a forma como vamos criar abordagens verdadeiramente integrados em que os profissionais de marketing são os que orquestram todos os canais, a fim de construir relacionamentos  de longa duração com clientes.
Por isso, acho que esses papéis no processo geração de demanda são críticos para o sucesso. Note que estas são descrição de função, não necessariamente cargos. A criação de cargos vai depender do porte da empresa e do volume de atividades envolvidas. Mas no fundo um profissional de marketing precisa estar preparado para tomar decisões em todas essas áreas.
  • Desenvolvedor de Conteúdo: Este é, essencialmente, um jornalista interno. Esta pessoa cria e edita material textual atraente (por exemplo, white papers, blogs, conteúdo web) que capta e prende a atenção de qualquer pessoa, do prospect ao cliente, durante todas as fases do ciclo de vendas.
  • Administrador de CRM: Mesmo que um sistema de CRM seja uma plataforma de vendas, o marketing será responsável pela configuração, manutenção, personalização e gestão de vendas.
  • Analista de Dados: Esta pessoa é o guardião de dados de marketing e hábil na extração, geração de relatórios, interpretação e análise. Exige capacidade de lidar com volumes enormes de dados de diferentes sistemas de marketing. Este papel pode também ser parte de um título mais amplamente definido como Analista de Negócios.
  • Analista de Processos: Vai definir os processos de marketing e métricas associadas. Fornece elementos para otimizar os resultados e a melhoria contínua na organização. Este papel pode também ser parte de um título mais amplamente definido de um Analista de Negócios.
  • Gerente de Marketing Integrado: Esta pessoa define segmentos-alvo e as táticas para o estabelecimento de relações com clientes potenciais em cada segmento. Executa campanhas para esses segmentos, utilizando vários canais de comunicação. As métricas e os resultados destas campanhas será finalmente consolidada em um painel de relatórios.
  • Gerente de Mídias Sociais: As principais responsabilidades para essa função irá incluir a definição de uma estratégia de mídia social para resolver desafios de negócios, criação de planos táticos e execução desses planos. Esta pessoa será o principal responsável pela a execução de campanhas de mídia social.
  • Analista de Tecnologia: Um trabalho que antes era do domínio de TI. Principais responsabilidades desta pessoa será: responder aos pedidos de automação (incluindo a substituição das soluções existentes); definir as necessidades, criar RFPs; avaliar soluções e fornecedores; conduzir o processo de seleção, bem como assegurar uma implantação completa.
  • Analista de Web Marketing: Esta pessoa é o principal responsável pelo Website da empresa. Incluídos nestas responsabilidades estão a concepção, desenvolvimento e atualizações. Além disso, precisa gerenciar web analytics, SEO, SEM e PPC. Medir, analisar e otimizar a eficácia on-line.
  • Especialista em Campanha de Nutrição: nutrição de leads é uma subespecialidade dentro do quadro mais amplo da gestão do funil, que está se tornando muito complexa. A criação de conteúdo, as páginas de destino, os algoritmos de pontuação, as campanhas de nutrição/engajamento, etc. , são agora tarefas altamente especializadas.
  • Gerenciamento de campanhas PPC: Necessita ter um profundo expertise em publicidade paga através de mecanismos de busca, mídia social, as propriedades relevantes da web, e assim por diante. As responsabilidades incluirão todas as geografias e línguas do público-alvo. Otimizar gastos em publicidade com base em métricas será outra responsabilidade nesta posição
Por Marcio Fuzzato e Max Ribeiro para site automação de marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado publicitário é cada vez mais digital e inclusivo

  A publicidade é cada vez mais digital, inclusiva e focada em sucesso: esses são os principais insights da pesquisa “O Futuro das Agências: ESG, Aquisições, Crescimento e Concorrência”. Inédita, a análise foi conduzida recentemente pela KPMG no Brasil e pelo grupo Meio & Mensagem. O levantamento traz reflexões importantes sobre o mercado de propaganda, marketing e branding, assim como detalha que a publicidade reconhece que o cenário mudou profundamente. E mais: o setor quer ser coautor das transformações, por isso deve apostar na criação de negócios. No que se refere ao portfólio, 59% dos entrevistados passaram a mensurar as campanhas. Para o futuro, devem prevalecer as estratégias de produção de conteúdo, o business inteligence e a oferta de outros serviços, tais como consultoria de tecnologia e plataformas de marketing digital.   Já com o intuito de corresponder às expectativas dessas tendências e mudanças que estão em ascensão, as agências devem focar na busca por novas habili

CRIANDO SINERGIA ENTRE MIDIA SOCIAL E MARKETING DE CONTEÚDO

Você tem sinergia entre a mídia social e o marketing de conteúdo? Os profissionais de marketing entendem que, no ambiente digital atual, a mídia social é uma necessidade imperiosa para alcançar os clientes. É onde eles gastam uma quantidade crescente de tempo. De fato, aproximadamente  um de cada cinco minutos  (cerca de 19%) de todo o tempo da mídia é gasto em sites e em apps sociais. Mas, apesar dos seus esforços promocionais no social, muitos profissionais de marketing não estão colhendo os resultados desejados. Por quê? Provavelmente por que está faltando um elemento crítico, a sinergia. É necessário haver uma sinergia construtiva entre o seu conteúdo e a sua atividade social, que está enraizada na sinergia que serve a sua marca. Muitos profissionais de marketing criam estratégias separadas para cada canal, perdendo a oportunidade para que os canais sejam construídos com base uns nos outros, criando sinergia e momento. O conteúdo e o social são poderosos isoladamente,

Descubra como empregar o humor no marketing

Algumas dicas de como os profissionais de marketing podem usar o humor para construir relacionamentos mais fortes entre marca e consumidor: 1.        Seja claro sobre por que você deseja usar o humor. É preciso uma intenção. O humor pelo humor é bom. Mas é melhor se houver um propósito que justifique seu uso. 2.        Use o mapa do humor (disponível com detalhes no meu livro). Meio, público e propósito. Meio: como você comunicará o humor – por e-mail, pessoalmente, por meio de um anúncio. A mídia afeta o tipo de mensagem. O sarcasmo, por exemplo, é difícil de transmitir em texto. Já o público é importante em todas as formas de comunicação. Com o humor, a finalidade é entregar o que o público precisa, mas de uma maneira inesperada. O seu relacionamento (ou da sua marca) com o público também afetará a forma como o humor é recebido. Finalmente, o elemento mais importante é o propósito. Por que você quer fazer uso do humor? Deseja usá-lo para aumentar a conscientização? Ou ate