Se você não tiver elementos para responder esta
pergunta poderá estar encrencado,
A boa notícia é que existe uma solução acessível, através da
tecnologia de gerenciamento de leads e automação de marketing. E quando você
adota esta tecnologia, você estará em grande vantagem já que a maioria dos
esforços de marketing são muitas vezes, vistos pela alta direção como centros
de custo, em vez de um centro de receita e lucros.
Um dos problemas mais frequentes, é que na maioria dos
casos, a área de Marketing não está alinhada com a área de Vendas, e não
consegue mostrar a receita incremental gerada por cada um de seus programas.
Mas hoje existe uma nova tecnologia que consegue mostrar que o Marketing e sua
equipe de geração de demanda contribuem para o faturamento. Esta tarefa pode
inicialmente parecer um grande desafio, mas é possível mostrar de forma
mensurável o impacto da área de Marketing no faturamento da empresa, desde a
geração de leads, até a concretização da venda, mostrando quais campanhas
resultam em mais vendas.
Vantagens que um sistema de automação de marketing
proporciona:
1- Mensurar o valor gerado pelo marketing em seus programas
como um todo, bem como de cada programa individualmente, permitindo otimizar os
gastos nas campanhas mais produtivas.
2- Proporciona uma visão dos vários estágios do ciclo de
compra e de cada atividade que promova os leads para o próximo estágio ao longo
do processo, permitindo comparar quais programas são mais eficientes em cada
estágio, mostrando o que funciona e não funciona, dando elementos para
otimização de resultados.
3- Uma forma consistente de mensuração para comparar
resultados de diferentes programas de marketing. (Ex: eMailmarketing x
AdWords).
4- Em vez de usar dados genéricos (clicks e taxas de
conversão de clicks), você terá dados mais detalhados para tomar decisões mais
fundamentadas de investimentos em marketing
5- Forecast – com base em dados históricos (valor gerado por
campanhas, ROI e estágios no ciclo de compras), é possível projetar com mais
precisão as receitas futuras, quase que imediatamente após a execução de uma
campanha, e escolher as opções mais produtivas.
6- Permite ao Marketing montar seu orçamento em termos de
investimento, e não em custos, e com maior capacidade de justificar e defender
seu orçamento. Precisa entregar o resultado prometido.
7- Visualizar o funil de marketing e vendas e mapear a
quantidade e qualidade de leads em cada estágio do ciclo de compra/venda,
permitindo qualificá-los de forma dinâmica, com base em dados demográficos,
comportamentais, de autoridade, orçamento e prazo previsto para tomada de
decisão. Poder mensurar cada um dos estágios do ciclo de compra/venda, desde o
início até o fechamento do negócio.
8- Gerenciamento de leads – Em cada estágio, nutre e qualifica
os leads de forma automática, apontando os programas mais eficientes na
promoção dos leads para um estágio mais avançado. Disponibilizado ferramentas
para visualizar e validar os resultados.
9- Entrega conteúdo relevante aos leads no momento correto,
em função do estágio do ciclo de compras e de regras previamente planejadas,
criando engajamento nos primeiros estágios do processo de compra.
10- Dispara campanhas utilizando diferentes filtros de
segmentação e através de múltiplas mídias.
11- Gera alertas automáticos de performance abaixo ou acima
do planejado, ou de leads maduros para serem contatados, para que se tomem
medidas proativas e corretivas em tempo real.
12- Aumento da produtividade e pro atividade da equipe de
marketing, eliminando tarefas manuais repetitivas com automação, relacionadas a
geração de demanda, gerenciamento de leads (nutrição e qualificação) e de
eventos. O marketing concentra o foco em assuntos estratégicos.
13- Aumento da produtividade e eficiência da equipe de
vendas.
14- Ciclos de vendas mais curtos e mais rápidos.
15- Diminuição de custos de aquisição de clientes e
maximização de resultados, através de otimização contínua de programas de
marketing.
16- Aumento de leads qualificados engajados e convertidos,
do número de propostas, do valor médio de vendas, do faturamento e do ROI/TIR.
Por Marcio Fuzzato e Max Ribeiro site automacaodemarketing
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