Uma marca tem de parecer um amigo." Howard
Schultz -
Starbucks
Inbound Marketing e Branding são ações estratégicas de marketing
que falam sobre amor acima de tudo. O objetivo é encantar e criar um
relacionamento forte e duradouro com o público. É fazer o cliente se sentir
membro da sua empresa e fator decisivo na tomada de decisões. Sim! O foco são
eles e não mais você.
O
perfil do consumidor prosumer
Antigamente, as pessoas eram receptivas às informações
veiculadas nas mídias tradicionais e não podiam interagir com elas, dando o
retorno positivo ou negativo para as marcas através do mesmo canal.
O consumidor mudou. E mudou quando a internet passou a ser
elemento indispensável no seu dia a dia. Segundo o IBGE, metade da população brasileira
possui acesso a internet. São 95,4 milhões de pessoas conectadas a rede
diariamente.
O cenário atual nos permite ser produtor e consumidor de
conteúdo, dando acesso a todo e qualquer tipo de informação sobre as marcas e
seus produtos/serviços. Deixamos de ser passivos para nos tornarmos cem por
cento ativos, avaliando as vantagens e desvantagens de cada produto até darmos
o próximo passo para efetuar a compra. Muitas vezes, sabemos mais sobre as marcas
e seus produtos do que elas mesmo.
Branding e o cenário digital
E é nesse contexto digital, com consumidores informados e
seletivos, que as marcas começam a perceber a necessidade de mudar e transformar a sua forma de comunicar e se relacionar com eles: os
responsáveis por bombear sangue para todo o corpo corporativo. Eles são o
coração da sua empresa.
Sabemos que branding é muito mais do que a criação de identidade
visual. É a análise profunda da sua marca, histórico, posicionamento, crenças e
valores. É a hora que olhamos para dentro de forma analítica afim de levantar
os pontos de aprimoramento. Para os CEOs, esse é um momento desafiador,
delicado e, muitas vezes, doloroso, porque é necessário estar aberto a
mudanças, críticas e implementação de novas práticas em pró do crescimento da
empresa.
No cenário digital não há espaços para marcas invasivas, sem
identidade e coerência. Apenas empresas que causam impacto e experiências
positivas são lembradas e amadas. Marcas que se preocupam, não só em vender,
mas em realmente fidelizar seus clientes, são as marcas que deixariam o
consumidor extremamente triste se deixassem de existir.
Mais uma vez estamos falando sobre amor. Um projeto de branding
bem executado é capaz de criar marcas que jamais serão esquecidas, como o
primeiro amor.
Inbound Marketing gera percepção de valor
para as marcas
Inbound Marketing veio para propor uma nova forma de comunicar e
atender aos anseios do novo consumidor, cansado de ofertas que não atendem as
suas necessidades. Segundo a Gartner
Research, Até 2020, 85% dos consumidores irá tomar sua decisão de
compras sem falar com um humano. O foco aqui não são vendas, e sim, educar,
entreter e informar pessoas dispostas a encontrar soluções para os seus
problemas através da ajuda que a sua empresa pode oferecer por meio de
conteúdos ricos e informativos. Ao estender as mãos para o seu público, você
estará criando laços eternos e uma amizade de amor e fidelidade. Isso não tem
preço!
Autoridade, credibilidade e confiança
Quando você cria e oferta conteúdo de valor, seja ele um artigo
publicado no blog, um e-book que estará por trás de uma landing page, um vídeo
ou um infográfico totalmente visual e estatístico, você cria autoridade e
visibilidade para a sua marca no ramo em que atua. Sua empresa deixa de falar
apenas sobre si para oferecer ajuda as pessoas que realmente estão em busca
dessas informações. Ela passa a ser referência e a primeira opção para a sua
audiência. Você enfim conquista a confiança do consumidor.
Redes Sociais e o diálogo
Na estratégia de Inbound Marketing você precisa ser ativo nas
Redes Sociais. É através dessas ferramentas que seus conteúdos serão
compartilhados. É aqui que conseguimos ficar mais próximos da nossa audiência,
criando um diálogo saudável onde finalmente o receptor poderá expressar sua
opinião. Essa presença ativa nos permite ouvir do público os feedbacks
positivos e negativos sobre nossa performance atual e aprimorar tais pontos afim de
cada vez mais proporcionar a melhor experiência para o consumidor.
Os usuários dessas ferramentas são pessoas em busca de
informação, entretenimento e relacionamento. Sua marca precisa estar presente
para suprir essa necessidade. As Redes Sociais são espaços perfeitos para você
criar engajamento, interação e troca de informações com as pessoas.
Tom que cria laços reais
No Marketing Tradicional estávamos acostumados a focar em vendas
cem por cento e isso refletia na nossa forma de comunicar. Falávamos
incansavelmente sobre nossos produtos e o quão bons eles eram. Mas essa não é a
forma mais adequada quando queremos estreitar laços. Quando falamos com um
amigo, por exemplo, tentamos auxiliá-lo, propor os melhores caminhos para
ajudá-lo a resolver seus problemas da melhor forma possível. Tornamo-nos amigos
porque estamos preocupados em ajudar, ouvir e dialogar. Por isso quando a sua
marca falar, não importa qual veículo esteja usando, fale sempre com a intenção
de ajudar o consumidor.
Branding e Inbound Marketing andam de mãos
dadas
Eu diria que essa é a combinação perfeita para o fortalecimento
da imagem da sua empresa. É o percurso ideal para criar uma marca que é
sinônimo de valor e credibilidade para a sua audiência. É ver pessoas pensando
no seu produto e não imaginando a vida sem ele. Quando isso acontecer, sua
marca terá atingido o topo do sucesso e o objetivo principal: encantar e
tornar-se inesquecível para as pessoas.
Fonte.: hubspot brasil
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