Pular para o conteúdo principal

CRIANDO MARCAS DE VALOR

Uma marca tem de parecer um amigo." Howard Schultz - Starbucks

Inbound Marketing e Branding são ações estratégicas de marketing que falam sobre amor acima de tudo. O objetivo é encantar e criar um relacionamento forte e duradouro com o público. É fazer o cliente se sentir membro da sua empresa e fator decisivo na tomada de decisões. Sim! O foco são eles e não mais você.

O perfil do consumidor prosumer

Antigamente, as pessoas eram receptivas às informações veiculadas nas mídias tradicionais e não podiam interagir com elas, dando o retorno positivo ou negativo para as marcas através do mesmo canal.
O consumidor mudou. E mudou quando a internet passou a ser elemento indispensável no seu dia a dia. Segundo o IBGE, metade da população brasileira possui acesso a internet. São 95,4 milhões de pessoas conectadas a rede diariamente.
O cenário atual nos permite ser produtor e consumidor de conteúdo, dando acesso a todo e qualquer tipo de informação sobre as marcas e seus produtos/serviços. Deixamos de ser passivos para nos tornarmos cem por cento ativos, avaliando as vantagens e desvantagens de cada produto até darmos o próximo passo para efetuar a compra. Muitas vezes, sabemos mais sobre as marcas e seus produtos do que elas mesmo.

Branding e o cenário digital

E é nesse contexto digital, com consumidores informados e seletivos, que as marcas começam a perceber a necessidade de mudar e transformar a sua forma de comunicar e se relacionar com eles: os responsáveis por bombear sangue para todo o corpo corporativo. Eles são o coração da sua empresa.
Sabemos que branding é muito mais do que a criação de identidade visual. É a análise profunda da sua marca, histórico, posicionamento, crenças e valores. É a hora que olhamos para dentro de forma analítica afim de levantar os pontos de aprimoramento. Para os CEOs, esse é um momento desafiador, delicado e, muitas vezes, doloroso, porque é necessário estar aberto a mudanças, críticas e implementação de novas práticas em pró do crescimento da empresa.
No cenário digital não há espaços para marcas invasivas, sem identidade e coerência. Apenas empresas que causam impacto e experiências positivas são lembradas e amadas. Marcas que se preocupam, não só em vender, mas em realmente fidelizar seus clientes, são as marcas que deixariam o consumidor extremamente triste se deixassem de existir.
Mais uma vez estamos falando sobre amor. Um projeto de branding bem executado é capaz de criar marcas que jamais serão esquecidas, como o primeiro amor.

Inbound Marketing gera percepção de valor para as marcas

Inbound Marketing veio para propor uma nova forma de comunicar e atender aos anseios do novo consumidor, cansado de ofertas que não atendem as suas necessidades. Segundo a Gartner Research, Até 2020, 85% dos consumidores irá tomar sua decisão de compras sem falar com um humano. O foco aqui não são vendas, e sim, educar, entreter e informar pessoas dispostas a encontrar soluções para os seus problemas através da ajuda que a sua empresa pode oferecer por meio de conteúdos ricos e informativos. Ao estender as mãos para o seu público, você estará criando laços eternos e uma amizade de amor e fidelidade. Isso não tem preço!

Autoridade, credibilidade e confiança

Quando você cria e oferta conteúdo de valor, seja ele um artigo publicado no blog, um e-book que estará por trás de uma landing page, um vídeo ou um infográfico totalmente visual e estatístico, você cria autoridade e visibilidade para a sua marca no ramo em que atua. Sua empresa deixa de falar apenas sobre si para oferecer ajuda as pessoas que realmente estão em busca dessas informações. Ela passa a ser referência e a primeira opção para a sua audiência. Você enfim conquista a confiança do consumidor.

Redes Sociais e o diálogo

Na estratégia de Inbound Marketing você precisa ser ativo nas Redes Sociais. É através dessas ferramentas que seus conteúdos serão compartilhados. É aqui que conseguimos ficar mais próximos da nossa audiência, criando um diálogo saudável onde finalmente o receptor poderá expressar sua opinião. Essa presença ativa nos permite ouvir do público os feedbacks positivos e negativos sobre nossa performance atual e aprimorar tais pontos afim de cada vez mais proporcionar a melhor experiência para o consumidor.
Os usuários dessas ferramentas são pessoas em busca de informação, entretenimento e relacionamento. Sua marca precisa estar presente para suprir essa necessidade. As Redes Sociais são espaços perfeitos para você criar engajamento, interação e troca de informações com as pessoas.

Tom que cria laços reais

No Marketing Tradicional estávamos acostumados a focar em vendas cem por cento e isso refletia na nossa forma de comunicar. Falávamos incansavelmente sobre nossos produtos e o quão bons eles eram. Mas essa não é a forma mais adequada quando queremos estreitar laços. Quando falamos com um amigo, por exemplo, tentamos auxiliá-lo, propor os melhores caminhos para ajudá-lo a resolver seus problemas da melhor forma possível. Tornamo-nos amigos porque estamos preocupados em ajudar, ouvir e dialogar. Por isso quando a sua marca falar, não importa qual veículo esteja usando, fale sempre com a intenção de ajudar o consumidor.

Branding e Inbound Marketing andam de mãos dadas

Eu diria que essa é a combinação perfeita para o fortalecimento da imagem da sua empresa. É o percurso ideal para criar uma marca que é sinônimo de valor e credibilidade para a sua audiência. É ver pessoas pensando no seu produto e não imaginando a vida sem ele. Quando isso acontecer, sua marca terá atingido o topo do sucesso e o objetivo principal: encantar e tornar-se inesquecível para as pessoas.

Fonte.: hubspot brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado publicitário é cada vez mais digital e inclusivo

  A publicidade é cada vez mais digital, inclusiva e focada em sucesso: esses são os principais insights da pesquisa “O Futuro das Agências: ESG, Aquisições, Crescimento e Concorrência”. Inédita, a análise foi conduzida recentemente pela KPMG no Brasil e pelo grupo Meio & Mensagem. O levantamento traz reflexões importantes sobre o mercado de propaganda, marketing e branding, assim como detalha que a publicidade reconhece que o cenário mudou profundamente. E mais: o setor quer ser coautor das transformações, por isso deve apostar na criação de negócios. No que se refere ao portfólio, 59% dos entrevistados passaram a mensurar as campanhas. Para o futuro, devem prevalecer as estratégias de produção de conteúdo, o business inteligence e a oferta de outros serviços, tais como consultoria de tecnologia e plataformas de marketing digital.   Já com o intuito de corresponder às expectativas dessas tendências e mudanças que estão em ascensão, as agências devem focar na busca por novas habili

CRIANDO SINERGIA ENTRE MIDIA SOCIAL E MARKETING DE CONTEÚDO

Você tem sinergia entre a mídia social e o marketing de conteúdo? Os profissionais de marketing entendem que, no ambiente digital atual, a mídia social é uma necessidade imperiosa para alcançar os clientes. É onde eles gastam uma quantidade crescente de tempo. De fato, aproximadamente  um de cada cinco minutos  (cerca de 19%) de todo o tempo da mídia é gasto em sites e em apps sociais. Mas, apesar dos seus esforços promocionais no social, muitos profissionais de marketing não estão colhendo os resultados desejados. Por quê? Provavelmente por que está faltando um elemento crítico, a sinergia. É necessário haver uma sinergia construtiva entre o seu conteúdo e a sua atividade social, que está enraizada na sinergia que serve a sua marca. Muitos profissionais de marketing criam estratégias separadas para cada canal, perdendo a oportunidade para que os canais sejam construídos com base uns nos outros, criando sinergia e momento. O conteúdo e o social são poderosos isoladamente,

Descubra como empregar o humor no marketing

Algumas dicas de como os profissionais de marketing podem usar o humor para construir relacionamentos mais fortes entre marca e consumidor: 1.        Seja claro sobre por que você deseja usar o humor. É preciso uma intenção. O humor pelo humor é bom. Mas é melhor se houver um propósito que justifique seu uso. 2.        Use o mapa do humor (disponível com detalhes no meu livro). Meio, público e propósito. Meio: como você comunicará o humor – por e-mail, pessoalmente, por meio de um anúncio. A mídia afeta o tipo de mensagem. O sarcasmo, por exemplo, é difícil de transmitir em texto. Já o público é importante em todas as formas de comunicação. Com o humor, a finalidade é entregar o que o público precisa, mas de uma maneira inesperada. O seu relacionamento (ou da sua marca) com o público também afetará a forma como o humor é recebido. Finalmente, o elemento mais importante é o propósito. Por que você quer fazer uso do humor? Deseja usá-lo para aumentar a conscientização? Ou ate