Um dos pilares de uma estratégia vencedora de marketing
digital é o conteúdo. Toda empresa que quer ter sucesso com ações de marketing
online deve produzir e entregar ao público-alvo um conteúdo relevante, que
atraia as pessoas certas na hora certa, ajude a construir um relacionamento
calcado no conhecimento e prepare o cliente para a decisão de compra.
Segue algumas dicas para você
montar uma estratégia poderosa de conteúdo. Acompanhe!
O Marketing de Conteúdo e seu poder de atração
Para começar, é importante entender o conceito de marketing
de conteúdo, que é um método de produzir e compartilhar conteúdos relevantes e
interessantes para um público bem definido. Em outras palavras, quando uma
empresa faz marketing de conteúdo ela está assumindo as rédeas de sua produção
editorial e direcionando a educação do público-alvo sobre seu universo de
negócio (produtos, serviços, conhecimentos) para gerar confiança,
relacionamento e oportunidades de negócios.
Os benefícios de fazer marketing de conteúdo podem ser sintetizados
nos seguintes pontos:
– Atração: ao oferecer conteúdo estratégico, planejado para
os potenciais clientes, o público-alvo é atraído para a marca;
– Posicionamento web: sites com conteúdo relevante e atualizado com frequência são melhor
ranqueados pelo Google e demais buscadores;
– Engajamento: empresas que oferecem conhecimento ganham o
interesse e a empatia do público, e têm suas publicações comentadas e
compartilhadas;
– Relacionamento: por meio do conteúdo é possível
estabelecer conexões e a partir daí um relacionamento com os potenciais
clientes, transformando-os em leads qualificados.
Passo a passo para montar uma estratégia de conteúdo
eficiente
Dito isso, vamos agora a um passo a passo básico para que
você estruture a estratégia de conteúdo da sua empresa:
Passo 1: Defina seu público-alvo
Tudo começa pelo desenho das personas (representações
fictícias de seus clientes ideais). Você deve pesquisar e conhecer o máximo
possível do perfil de seu público-alvo. Reúna informações como: Gênero, idade,
posição profissional, hábitos de consumo etc. Em seguida, monte perfis que
agrupem o máximo de informações sobre clientes que se parecem. Assim, você terá
uma média das características do seu cliente ideal e poderá desenvolver perfis
que ajudarão a pensar os conteúdos apropriados para cada tipo de público.
Passo 2: Defina os canais
Depois de saber quem é seu público, é hora de pensar em
quais canais você vai usar para publicar conteúdo. É recomendável que a empresa
tenha um blog e que também atue nas principais redes sociais (Facebook,
LinkedIn, Twitter, Instagram), mas também são necessários outras formas de
comunicação e campanhas, conforme as características das personas.
Crie pensando nos perfis dentro destes canais, para que eles
sirvam de suporte para o conteúdo que será publicado. Não esqueça de manter a
identidade visual da sua marca, e os conceitos que quer dar ênfase sempre em
evidência.
Passo 3: Pense em conteúdos para cada fase do funil
Na hora de pensar no conteúdo que será produzido, você deve
considerar o que interessa seu público-alvo dentro do seu universo de atuação.
O ideal é produzir conteúdos diferentes para cada fase de um funil de vendas –
ou olhando sob um outro aspecto, uma jornada de compra percorrida pelas pessoas
desde que são atraídas por um conteúdo até a decisão de fazer negócio.
Mentalize um funil cujas partes são assim compostas:
Topo do funil
Para o topo, pense em conteúdos educativos, porém sem
priorizar muito um aprofundamento nos temas. Trabalhe com listas, textos com
curiosidades, perguntas e respostas, etc. O potencial cliente – ou ‘suspect’ –
que está nesta fase ainda não sabe exatamente quais são os parâmetros de suas
necessidades, então está se acostumando com as ideias propostas pela empresa.
Meio do funil
Quem avança para o meio do funil já é um prospect. Ele já se
identificou com o que foi publicado e quer saber mais; está investigando seu
próprio problema. Por isso, entregue conteúdos que ajudem a responder problemas
reais dos seus potenciais clientes.
Nesta fase já é possível entregar conteúdos maiores, com
mais profundidade e também e-books e outros formatos que podem ser baixados
mediante alguns dados (nome, telefone, e-mail etc.).
Fundo do funil
O fundo do funil requer conteúdos que deem o pontapé para o
fechamento do negócio. Por já ter passado pelas fases anteriores, este lead
está bem informado e já sabe exatamente qual produto ou serviço está
precisando. É hora de entregar a ele casos de sucesso, textos relacionados aos
produtos e serviços… Enfim, é hora de encorajá-lo para bater o martelo.
Passo 4: Crie um cronograma de publicação e mantenha a
constância
Como tudo em marketing digital, a estratégia de conteúdo
deve seguir um cronograma. O cronograma ajuda tanto a manter a pontualidade e a
frequência das publicações como também a manter um processo produtivo de
produção.
Ao saber exatamente as datas em que cada texto será
publicado, fica mais fácil se estruturar para produzir com calma e máxima
qualidade.
Passo 5: Crie um processo de entrega do conteúdo ao público
Além de publicar no blog e replicar nas redes sociais, é
interessante formatar uma newsletter ou uma sequência de e-mail marketing para
enviar às pessoas que deixarem seus endereços eletrônicos. Assim, você estará
sempre lembrando seu público de que há conteúdo novo para ser lido.
Automação: é disso que sua estratégia de marketing conteúdo
precisa!
Por fim, é muito importante saber que uma boa estratégia de
conteúdo deve ser tratada de forma profissional. Ou seja, é importante ter
pessoal designado e tratando isto por meio de ferramentas de marketing digital,
assim você pode tornar a publicação e a entrega dos conteúdos automatizadas e
controlar como está o processo, ajustando conforme necessidade.
A automação é importante especialmente para a nutrição de
leads: entregar o conteúdo correto para cada perfil de lead e em cada fase do
funil, monitorando resultados. Assim, você não cai no erro de enviar um
conteúdo de fundo de funil para um lead que recém entrou na fase de topo, ou
repetir ações que trazem menos retorno que outras mais efetivas para seu caso.
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