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Do Marketing Tradicional para o Marketing Moderno.


Este post apresenta de forma resumida algumas tendências do Marketing, segundo a visão de seis visionários: Seth Godin, John Hagel, Gavin Heaton, Aditya Joshi, Marc Mathieu e Jim Stengel, dadas para o The Economist Intelligence Unit, que estão resumidas em 15 pontos.

O Marketing está se tornando uma função mais poderosa e rica em recursos do negócio. No mundo digital de hoje, o marketing é a função responsável pela criação e manutenção de um relacionamento duradouro com o ativo mais importante de qualquer negócio – o cliente.



Em um mundo que está em transformação constante, as expectativas do consumidor estão mudando. Como resultado, a natureza do marketing em si também está mudando –  dados, digitais, sociais, móveis, análises, agilidade em tempo real – estes termos fazem parte do vocabulário de inúmeros artigos de negócios e conversas. Assim, o Marketing precisa mudar seu foco de empurrar mensagens para as pessoas para engajá-las numa conversação e criar relacionamento.





1- Tudo se resume a Engajamento.
O engajamento é o início de um relacionamento pessoal que deve ser aprofundado e ser duradouro. Ele exige que se escute, que se nutra, que se cuide e se alimente. Ele vem com expectativas de intimidade e confiança. O compromisso que o Marketing procura não é tão diferente.

Os momentos mais valiosos são quando o cliente está em contato com você: usando seu produto, numa ligação telefônica ou lendo o conteúdo. Se a empresa é capaz de atender imediatamente às necessidades dos clientes durante esses momentos – ao invés de colocá-los em espera enquanto lhes dizer como é importante a sua chamada – você está indo no caminho certo para obter engajamento. O relacionamento com a marca deve ser semelhante ao relacionamento que existe entre indivíduos.

2- Comece pelo começo.
O Marketing precisa acompanhar comprador ao longo de sua jornada de compra, desde seu primeiro contato, fornecendo as informações necessárias para tirar dúvidas, descobrir suas dores e preocupações e educa-los.

3- Crie e articule um propósito ambicioso
Encontre um tema grande e ambicioso, e construa uma longa campanha em torno dele. Isso gera crescimento sustentável. (Ex: “Think different” ou “Just do it.”)

4- A regra é ser ágil.
Isso significa ser rápido. Realmente muito rápido, em tempo real. Os modelos de marketing mais tradicionais dependem de ciclos criativos longos que, depois de um tempo, irão fornecem insights / feedback para as campanhas do próximo ano. Esse tipo de modelo não funciona mais – ou, pelo menos, ele não aproveita as oportunidades do mundo digital de hoje para "obter feedback em tempo real" dos clientes. O Marketing corre o risco de não praticar o "Marketing Ágil", pois, um ciclo longo, aumenta o risco dos consumidores se focarem na próxima novidade e a campanha perde a eficácia. Os profissionais de marketing estão cada vez mais executando um diálogo em tempo real, constantemente ouvindo e conectados instantaneamente de forma relevante. Os consumidores têm uma expectativa de imediatismo. Isso precisa ser 24/7 e não só nos horários de expediente normal.

5- Ligue e continue sem parar
Os próximos cinco anos vamos ver o crescimento do testar e aprender como procedimento operacional padrão. Os workflows das campanhas ainda ocorrem em silos hoje. A parte de analytics vem antes, então há a criação de uma grande peça criativa, a campanha é então lançada e tem mais analytics no final. Esses pedaços distintos precisam ser unidos em um fluxo de trabalho mais interativo que combina o criativo e analítico em um processo colaborativo.

O Marketing administra recursos vultosos – a interação em tempo real, com análise em tempo real sobre o que está ou não está funcionando, é o que vai permitir que ele gere produtividade e maior lucro.

6- Faça da transparência uma virtude
Hoje com apenas alguns cliques do mouse, qualquer um pode descobrir quase tudo e imediatamente comunicar a um público de milhões de pessoas. Empresas confiantes o suficiente para compartilhar a verdade está escolhendo participar de um reality show promovido pela web– e os consumidores apreciam isso.

7- Integre o antigo com o novo.
Na cabeça de muita gente Marketing e Publicidade são sinônimos. Marketing é muito mais do que criar, veicular campanhas e participar de feiras. Os consumidores passaram a confiar mais em conexões peer-to-peer e menos em mensagens diretas das empresas. O Marketing está criando uma jornada para orientar os consumidores e clientes para obtenção de um resultado mutuamente desejado. Mas, ao mesmo tempo, o Marketing executa o orçamento das campanhas de outbound marketing relacionadas aos anúncios, e essas despesas tradicionais não desapareceram. O Marketing não deve descartando as mídias tradicionais em detrimento do digital. Em vez disso, ele deve pensar em como trabalhar de forma integrada e consistente.

8- Ponha a casa em ordem.
Mostre ao CFO que clientes engajados são um ativo que gera valor na forma de ROI. Muitos profissionais de marketing não compreendem totalmente o que impulsiona o engajamento- e, portanto, eles não conseguem apresentar a ideia de uma forma convincente para o CFO. "Se o Marketing conseguir quantificar o engajamento, qualquer CFO do mundo vai prestar atenção e tentar ajudar a área.

9- Transforme conceitos Soft em Hard
De todos os fatores que impulsionam o engajamento, o mais importante pode ser uma cultura centralizada no cliente. A cultura é frequentemente e erroneamente considerada um conceito soft. É um grande conceito, mas é não tem nada de soft: ela pode ser dividida em um conjunto muito específico de valores e atividades que são espelhados em incentivos, salários e promoções. O engajamento do cliente tem de desempenhar um papel central na cultura da organização. Caso contrário o negócio não se sustenta.

10- Mantenha-se conectado com os Consumidores.
O comportamento do consumidor muda mais rápido do que o comportamento dentro da organização de marketing. As mídias sociais permitem que comunidades sejam formadas espontaneamente, precisando fazer uma sincronização e um plano de ação. O Marketing tem a responsabilidade de modificar o alcance da organização com base nas mudanças no mundo exterior. Ao mesmo tempo, essas mudanças externas precisam ser trazidas para a corporação. O Marketing faz a ponte entre a vida dos consumidores e as pessoas na organização.

11- As preocupações com a privacidade são exageradas.
Os clientes sabem muito bem que a privacidade é importante. Mas ao mesmo tempo, e isso é relevante para o Marketing, a nova geração de nativos digitais cresceu vendo o valor de se compartilhar tudo. Eles querem compartilhar. Eles querem personalização. Eles veem o trade off entre as informações que eles estão abrindo mão e o que eles estão recebendo em troca como algo positivo.

Compartilhamento de informações pessoais não vai desaparecer. Na verdade, ela vai tornar-se mais generalizada.

12- Aprenda a tomar uma decisão de como tomar decisões.
O Marketing já não se senta em um canto e só realiza campanhas; ele interage com quase todas as partes do negócio, da TI, ao atendimento ao cliente e logística. Para fazer seu trabalho de forma eficaz, o Marketing precisa ser capaz de juntar-se colaborativamente a processos interfuncionais com funções que têm objetivos e reportar-se através de outras partes do negócio.
Isso exige participar das discussões e concordar com antecedência a respeito dos critérios que nortearão estas decisões. Se houver uma compra, quem financia isso? Quem decide o fornecedor? Qual é o papel do Marketing versus TI, finanças e outras funções.

13- Existe uma fórmula para gerar confiança.
É possível coletar dados em as interações com o cliente. A maioria das pessoas não se preocupam em divulgar informações se acreditam que isso vai ser usado para aprimorar o atendimento.  A preocupação é que a empresa utilize estas informações para tirar vantagem e fazer alguma coisa que não seja do seu interesse – o envio de anúncios, por exemplo, ou fornecer os dados para "Parceiros confiáveis" que podem abusar dela.

A solução é dar uma série de pequenos passos e mostrar os benefícios através de ações. A confiança tende a crescer e, finalmente, a preocupação com a privacidade vai embora.

14- Faça com que os contatos sejam suaves.
Mesmo que você se esforce tentando ser útil, procurando guiar o cliente através de mecanismos automáticos em sua jornada de compra, na verdade, eles podem se sentir manipulados e sair da jornada. Em vez disso, lembre-se da interação e use isso para ser mais relevante na próxima conversa. Não é só porque se pode automatizar algo que isso significa que tudo deva ser automatizado.

15- Faça uma ponte entre o lado esquerdo e direito do cérebro.
Neste novo mundo, as organizações de marketing precisam de habilidades e capacitações diferentes do que possuem hoje. Uma boa equipe deve balancear o lado analítico com o lado criativo.

Três papéis emergentes serão fundamentais à medida que avançamos em direção a um modelo de marketing de engajamento: os estrategistas de marketing, técnicos de marketing e analistas de marketing. Cada um vai desempenhar um papel fundamental na criação, publicação e distribuição de conteúdo em um mundo onde os consumidores estão definindo os termos de como eles querem se engajar com a marca/produto. O novo conjunto de habilidades organizacionais – e estrutura – será uma das mudanças mais profundas que os profissionais de marketing precisarão lidar ao longo dos próximos 5-10 anos.

Fonte Operação de Marketing.com.br

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