Este post apresenta de forma
resumida algumas tendências do Marketing, segundo a visão de seis visionários:
Seth Godin, John Hagel, Gavin Heaton, Aditya Joshi, Marc Mathieu e Jim Stengel,
dadas para o The Economist Intelligence Unit, que estão resumidas em 15 pontos.
O Marketing está se tornando uma
função mais poderosa e rica em recursos do negócio. No mundo digital de hoje, o
marketing é a função responsável pela criação e manutenção de um relacionamento
duradouro com o ativo mais importante de qualquer negócio – o cliente.
1- Tudo se resume a Engajamento.
O engajamento é o início de um
relacionamento pessoal que deve ser aprofundado e ser duradouro. Ele exige que
se escute, que se nutra, que se cuide e se alimente. Ele vem com expectativas
de intimidade e confiança. O compromisso que o Marketing procura não é tão
diferente.
Os momentos mais valiosos são
quando o cliente está em contato com você: usando seu produto, numa ligação
telefônica ou lendo o conteúdo. Se a empresa é capaz de atender imediatamente
às necessidades dos clientes durante esses momentos – ao invés de colocá-los em
espera enquanto lhes dizer como é importante a sua chamada – você está indo no
caminho certo para obter engajamento. O relacionamento com a marca deve ser
semelhante ao relacionamento que existe entre indivíduos.
2- Comece pelo começo.
O Marketing precisa acompanhar
comprador ao longo de sua jornada de compra, desde seu primeiro contato,
fornecendo as informações necessárias para tirar dúvidas, descobrir suas dores
e preocupações e educa-los.
3- Crie e articule um propósito
ambicioso
Encontre um tema grande e
ambicioso, e construa uma longa campanha em torno dele. Isso gera crescimento
sustentável. (Ex: “Think different” ou “Just do it.”)
4- A regra é ser ágil.
Isso significa ser rápido.
Realmente muito rápido, em tempo real. Os modelos de marketing mais
tradicionais dependem de ciclos criativos longos que, depois de um tempo, irão
fornecem insights / feedback para as campanhas do próximo ano. Esse tipo de
modelo não funciona mais – ou, pelo menos, ele não aproveita as oportunidades
do mundo digital de hoje para "obter feedback em tempo real" dos
clientes. O Marketing corre o risco de não praticar o "Marketing
Ágil", pois, um ciclo longo, aumenta o risco dos consumidores se focarem
na próxima novidade e a campanha perde a eficácia. Os profissionais de
marketing estão cada vez mais executando um diálogo em tempo real,
constantemente ouvindo e conectados instantaneamente de forma relevante. Os
consumidores têm uma expectativa de imediatismo. Isso precisa ser 24/7 e não só
nos horários de expediente normal.
5- Ligue e continue sem parar
Os próximos cinco anos vamos ver
o crescimento do testar e aprender como procedimento operacional padrão. Os
workflows das campanhas ainda ocorrem em silos hoje. A parte de analytics vem
antes, então há a criação de uma grande peça criativa, a campanha é então
lançada e tem mais analytics no final. Esses pedaços distintos precisam ser
unidos em um fluxo de trabalho mais interativo que combina o criativo e
analítico em um processo colaborativo.
O Marketing administra recursos
vultosos – a interação em tempo real, com análise em tempo real sobre o que
está ou não está funcionando, é o que vai permitir que ele gere produtividade e
maior lucro.
6- Faça da transparência uma
virtude
Hoje com apenas alguns cliques do
mouse, qualquer um pode descobrir quase tudo e imediatamente comunicar a um
público de milhões de pessoas. Empresas confiantes o suficiente para
compartilhar a verdade está escolhendo participar de um reality show promovido
pela web– e os consumidores apreciam isso.
7- Integre o antigo com o novo.
Na cabeça de muita gente
Marketing e Publicidade são sinônimos. Marketing é muito mais do que criar,
veicular campanhas e participar de feiras. Os consumidores passaram a confiar
mais em conexões peer-to-peer e menos em mensagens diretas das empresas. O Marketing
está criando uma jornada para orientar os consumidores e clientes para obtenção
de um resultado mutuamente desejado. Mas, ao mesmo tempo, o Marketing executa o
orçamento das campanhas de outbound marketing relacionadas aos anúncios, e
essas despesas tradicionais não desapareceram. O Marketing não deve descartando
as mídias tradicionais em detrimento do digital. Em vez disso, ele deve pensar
em como trabalhar de forma integrada e consistente.
8- Ponha a casa em ordem.
Mostre ao CFO que clientes engajados
são um ativo que gera valor na forma de ROI. Muitos profissionais de marketing
não compreendem totalmente o que impulsiona o engajamento- e, portanto, eles
não conseguem apresentar a ideia de uma forma convincente para o CFO. "Se
o Marketing conseguir quantificar o engajamento, qualquer CFO do mundo vai
prestar atenção e tentar ajudar a área.
9- Transforme conceitos Soft em
Hard
De todos os fatores que
impulsionam o engajamento, o mais importante pode ser uma cultura centralizada
no cliente. A cultura é frequentemente e erroneamente considerada um conceito
soft. É um grande conceito, mas é não tem nada de soft: ela pode ser dividida
em um conjunto muito específico de valores e atividades que são espelhados em
incentivos, salários e promoções. O engajamento do cliente tem de desempenhar
um papel central na cultura da organização. Caso contrário o negócio não se
sustenta.
10- Mantenha-se conectado com os
Consumidores.
O comportamento do consumidor
muda mais rápido do que o comportamento dentro da organização de marketing. As
mídias sociais permitem que comunidades sejam formadas espontaneamente,
precisando fazer uma sincronização e um plano de ação. O Marketing tem a
responsabilidade de modificar o alcance da organização com base nas mudanças no
mundo exterior. Ao mesmo tempo, essas mudanças externas precisam ser trazidas
para a corporação. O Marketing faz a ponte entre a vida dos consumidores e as
pessoas na organização.
11- As preocupações com a
privacidade são exageradas.
Os clientes sabem muito bem que a
privacidade é importante. Mas ao mesmo tempo, e isso é relevante para o
Marketing, a nova geração de nativos digitais cresceu vendo o valor de se
compartilhar tudo. Eles querem compartilhar. Eles querem personalização. Eles
veem o trade off entre as informações que eles estão abrindo mão e o que eles
estão recebendo em troca como algo positivo.
Compartilhamento de informações
pessoais não vai desaparecer. Na verdade, ela vai tornar-se mais generalizada.
12- Aprenda a tomar uma decisão
de como tomar decisões.
O Marketing já não se senta em um
canto e só realiza campanhas; ele interage com quase todas as partes do
negócio, da TI, ao atendimento ao cliente e logística. Para fazer seu trabalho
de forma eficaz, o Marketing precisa ser capaz de juntar-se colaborativamente a
processos interfuncionais com funções que têm objetivos e reportar-se através
de outras partes do negócio.
Isso exige participar das
discussões e concordar com antecedência a respeito dos critérios que nortearão
estas decisões. Se houver uma compra, quem financia isso? Quem decide o
fornecedor? Qual é o papel do Marketing versus TI, finanças e outras funções.
13- Existe uma fórmula para gerar
confiança.
É possível coletar dados em as
interações com o cliente. A maioria das pessoas não se preocupam em divulgar
informações se acreditam que isso vai ser usado para aprimorar o
atendimento. A preocupação é que a
empresa utilize estas informações para tirar vantagem e fazer alguma coisa que
não seja do seu interesse – o envio de anúncios, por exemplo, ou fornecer os
dados para "Parceiros confiáveis" que podem abusar dela.
A solução é dar uma série de
pequenos passos e mostrar os benefícios através de ações. A confiança tende a
crescer e, finalmente, a preocupação com a privacidade vai embora.
14- Faça com que os contatos
sejam suaves.
Mesmo que você se esforce
tentando ser útil, procurando guiar o cliente através de mecanismos automáticos
em sua jornada de compra, na verdade, eles podem se sentir manipulados e sair
da jornada. Em vez disso, lembre-se da interação e use isso para ser mais
relevante na próxima conversa. Não é só porque se pode automatizar algo que
isso significa que tudo deva ser automatizado.
15- Faça uma ponte entre o lado
esquerdo e direito do cérebro.
Neste novo mundo, as organizações
de marketing precisam de habilidades e capacitações diferentes do que possuem
hoje. Uma boa equipe deve balancear o lado analítico com o lado criativo.
Três papéis emergentes serão
fundamentais à medida que avançamos em direção a um modelo de marketing de
engajamento: os estrategistas de marketing, técnicos de marketing e analistas
de marketing. Cada um vai desempenhar um papel fundamental na criação, publicação
e distribuição de conteúdo em um mundo onde os consumidores estão definindo os
termos de como eles querem se engajar com a marca/produto. O novo conjunto de
habilidades organizacionais – e estrutura – será uma das mudanças mais
profundas que os profissionais de marketing precisarão lidar ao longo dos
próximos 5-10 anos.
Fonte Operação de Marketing.com.br
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