O novo
período que está se descortinando a nossa frente será marcado pela consolidação
do Marketing de Resultado em duas frentes: pessoal e empresarial
A última década de 2010 ficou
marcada como uma era de transição entre o Marketing dos anos 1900 e 2000, do
passado, para o Marketing do Presente e do Futuro. A partir de agora o jogo
virou. É realidade a inexistência de fórmulas mágicas preestabelecidas. É fato
o Marketing Estratégico e Holístico de Resultado, centrado na experiência, no
propósito, nos dados, na jornada e no sucesso do cliente – tudo isso tendo a
tecnologia como meio.
A nova década de 2020 que está se
descortinando em nossa frente será marcada pela consolidação do Marketing de
Resultado em duas frentes. A primeira para as marcas, empresas, produtos e
serviços, e a segunda para as pessoas. Começando pelas pessoas: elas só darão
atenção e pagarão pelo que tiver resultado para elas. O propósito é alinhado
com o meu? Estão entregando uma experiência que faz diferença para a minha vida
e para outras pessoas? Facilita a minha vida? É simples? Tem um valor monetário
que faz sentido para mim?
Para as empresas, está na hora de
olhar estrategicamente para o Marketing. No todo. Os casos recentes de
companhias que se transformaram em unicórnios mostram algumas semelhanças entre
elas: pensam na jornada do seu shopper, têm um propósito claro, buscam melhorar
a experiência dos seus clientes (acostumados a serem mal tratados pelos concorrentes
– porém, claro, insatisfeitos), facilitam a vida deles de alguma forma, são
simples, entregam o que prometem, são orientadas por dados, centradas no
cliente e nem por isso cobram rios de dinheiro.
É um Marketing mais justo, claro,
real e humano. Marketing de Resultados também e especialmente porque – lá vem
aquela velha história – precisa mostrar resultado. De onde vem e como vem o
prospect. Como ele vira cliente. Aqui vale um parêntese para a integração entre
Marketing e Vendas, essencial nesta nova década. Qual o lifetime value. Qual
custo de aquisição. Multisegmentações a partir de Big Data e Business
Intelligence, que dão a base para o Data Driven Marketing. Mil e uma
tecnologias de Marketing, se possível e idealmente integrado.
O resultado hoje vem por diversas
formas, apesar de sempre ser o resultado financeiro o fiel da balança. Se a
última década ficou marcada pela perda de espaço e voz do profissional de
Marketing porque não conseguia comprovar seus resultados, a década de 2020 tem
tudo para ficar registrada como o tempo que o profissional de Marketing retomou
o seu valor. Terão sucesso aqueles que usarem tecnologia, forem orientados
estratégica e holisticamente, e souberem mostrar os resultados.
2020 premiará os profissionais de
Marketing dispostos a correrem riscos. Riscos calculados, afinal, estamos na
Era Data Driven. Os profissionais que fizerem o básico bem feito (sempre essa
regrinha né?) e, claro, inovarem. É clássico entre as companhias inovadoras
separarem de 10 a 30% do seu orçamento para inovação. É uma conta inteligente.
Adianta colocar 100% dos recursos em cestas que você sabe que estão dando cada
vez menos resultado?
O Marketing de Resultado não é
puramente digital, mas essencialmente feito de dados, números. Porém, não se deixe
enganar. Experiência, Branding e até propaganda podem gerar indicadores que
fazem bem ao negócio como um todo. Nenhuma área, no entanto, tem mais retorno
comprovado que o Inbound Marketing, pois sua natureza é para gerar resultado. A
década de 2020 vai consolidar a área como essencial para todas as empresas.
Quem ainda não faz vai começar a fazer e quem faz fará melhor. É uma década
desafiadora, porém, muito mais interessante. Que venham os resultados!
Fonte - mundo do marketing
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