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Como tornar sua empresa uma campeã de vendas no B2B.


  Este post se baseia em informações do Boston Consulting Group, sobre vendas digitais no segmento B2B. Eles identificam as etapas que uma empresa pode tomar para tirar uma iniciativa de vendas digitais do chão ou acelerar uma já em andamento.


Realizaram uma pesquisa gerenciada em cinco dimensões: compreensão da jornada do comprador, otimização do processo de vendas, otimização de canais individuais, integração entre canais e oferta de ferramentas digitais, e treinamento. Com base nessa análise, identificaram as características e as áreas de excelência das empresas campeãs em vendas B2B digitais.

O futuro das vendas B2B é digital

De muitas maneiras, o que está acontecendo no espaço B2B tem a ver com o que aconteceu no espaço B2C nos últimos 20 anos. E as lições para jogadores B2B são preocupantes.

No B2C a Amazon, capturou 50% de todo o crescimento das vendas on-line em 2016, graças à sua digitalização de vendas e marketing e foco focado no cliente. Ainda estamos nos primeiros dias para os players do B2B, mas para os retardatários digitais, a janela de oportunidade para digitalizar as operações e avançar na competição está se fechando rapidamente.

Atualmente metade dos compradores B2B são da geração millennials, cuja preferência pelas interações digitais está redirecionando rapidamente a jornada do cliente e a forma como os compradores se comunicam com os fornecedores. Na verdade, as empresas com as organizações de vendas B2B digitais mais sofisticadas já estão desfrutando lucros significativamente maiores do que as empresas com capacidades digitais menos desenvolvidas.

Os campeões de vendas B2B digitais são melhores do que outras empresas na compreensão da jornada do comprador e no rastreamento dos dados dos clientes; eles também pararam de fazer ligações “cold calling” e estão redesenhando as funções de vendas internas.

Necessidade de melhorar os insights da jornada do comprador

A jornada do comprador está mais complexa. Cada vez mais, porções significativas e momentos decisivos nessas jornadas estão ocorrendo antes do primeiro contato pessoal entre comprador e vendedor. Os clientes estão usando mercados da web, motores de busca e plataformas de avaliação de usuários para coletar informações, selecionar fornecedores e avaliar ofertas antes de entrar em contato pessoal com a empresa.

As empresas precisarão de uma abordagem mais sofisticada e digitalizada para entender o que os clientes (ou potenciais clientes) estão fazendo antes de fazerem contato pessoal com eles, ou podem perder negócios mesmo antes de saberem que estão sendo considerados.

Em razão porque de uma melhor visão da jornada do comprador ser tão crítica, os fornecedores preveem que, nos próximos cinco anos, o marketing digital se tornará o ponto de contato mais importante do cliente, superando os canais de marketing clássicos e até mesmo a força de vendas no campo.

Características das empresas campeãs das vendas B2B digitais.

As empresas campeãs das vendas B2B digitais possuem as seguintes características:

- Otimizaram canais e processos de vendas.
- Integração de todos os canais digitais e trabalho proativo para evitar conflito de canais.
- Criação de uma estratégia de vendas digital abrangente.
- Compreensão sólida da jornada do comprador para desenvolver estratégias de vendas digitais.
- Disponibilização de ferramentas digitais e treinamento para ajudar a melhorar o desempenho das vendas.

Áreas de excelência das empresas campeãs de vendas B2B digitais

Elas se destacaram em sete áreas específicas, oferecendo um guia para outras que buscam redesenhar suas próprias iniciativas de vendas B2B.

- Investimento significativo. As campeãs digitais investiram significativamente nas capacidades de vendas B2B digitais e planejam continuar investindo cerca de 8% das receitas nos próximos cinco anos. Isso é o dobro do que os iniciantes digitais esperam investir (4%) e mais do que empresas intermediárias (5%) e empresas maduras (6%).

- Treinamento de Ponta. Elas priorizam a gestão do desempenho e estão comprometidos com a educação para ajudar os representantes de vendas a desenvolverem novas habilidades digitais. Por exemplo, as organizações líderes de vendas treinam representantes para a transição da chamada fria tradicional com um script fixo para "chamadas quentes" dinâmicas e personalizadas, com base em grandes análises de dados e ferramentas de análise de dados. O Digital também abre novas formas de treinamento, como jogos, para educar os funcionários de forma mais atraente e divertida.

- As melhores ferramentas. As campeãs digitais usam análises de dados para tornar a organização de vendas mais inteligente sobre todo o processo, desde o desempenho da equipe, da jornada do comprador, até o sucesso do produto. Isso requer um banco de dados unificado (com uma única fonte de informações), ferramentas especiais, como rastreamento de KPI em tempo real e gerenciamento de documentos inteligentes. Por exemplo, os aplicativos do navegador de vendas digitais colocam informações sobre clientes, produtos e preços na ponta dos dedos dos representantes de vendas para que eles possam adaptar os discursos para cada cliente.

- Insight do Comprador Aguçado. Elas são especialistas em categorizar os diferentes tipos de clientes que atendem, identificando suas necessidades e motivações e rastreando suas jornadas. Usando esses insights, eles projetam uma experiência de marketing e vendas; alguns nomearam um diretor de receitas para liderar uma organização unificada de marketing e vendas. As campeãs também definem funções e papéis internos ao longo da jornada do cliente para alcançar resultados positivos.

- Processos Modernizados. As campeãs digitais digitalizaram todos os processos de vendas, do inbound marketing até geração de leads, preparação de oferta, visitas a clientes, preços e retenção de clientes. Por exemplo, eles usam mecanismos de busca e redes sociais para gerar leads e ferramentas de marketing baseadas em contas (ABM) para personalizar os lançamentos de marketing. Eles também usam novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT) para sistemas de inventário gerenciado pelo fornecedor e sistemas de encomendas ópticos. Isso permite, por exemplo, coletar dados do produto para monitorar a penetração do cliente e o uso do produto.

- Canais integrados e expandidos. As empresas campeãs de vendas estão digitalizando os canais existentes e adicionando novos canais digitais orientados a dados, como vendas internas e comércio eletrônico, para reduzir o custo de serviço e atender melhor às necessidades dos clientes. Eles também estão dando aos aplicativos digitais específicos da força de vendas para melhorar o desempenho. Na experiência do BCG, os canais digitalizados melhoram a produtividade por um fator de cinco a sete.

- Coordenação perfeita. As campeãs digitais coordenam as vendas digitais em todos os canais e evitam conflitos de canais usando centros de demanda centralizados que coordenam as atividades de todos os canais de vendas, como a web, as vendas internas e a força de vendas no campo. Esses centros criam e executam campanhas e operações de marketing, por exemplo, usando dados importantes para analisar todos os tipos de tráfego na web e interações com clientes. As campeãs digitais também adotam um mix de incentivos, preços e comissões adequado, para focar canais em produtos específicos e esforços em clientes.


Plano de Ação

Considerando que os planos agressivos de investimentos das campeãs de vendas digitais B2B poderiam ampliar a sua vantagem nos próximos anos, é imperativo que as empresas com capacidades de vendas digitais menos desenvolvidas atuem agora. Descrevemos a seguir as quatro etapas que as empresas devem considerar para iniciar uma iniciativa de vendas B2B digital ou dar um impulso a uma já em andamento.

- Avalie o status quo. Examine sua organização de vendas B2B digital – incluindo a infraestrutura existente e as capacidades digitais – para entender como ela se compara com as campeãs digitais de vendas B2B. Avalie as tecnologias disponíveis no mercado. Estude as jornadas dos compradores, prestando atenção aos pontos de dor na sua abordagem atual do mercado.

- Defina o futuro. Com base na avaliação do status quo, desenvolva a abordagem ideal do go-to-market. Identifique como sua empresa pode introduzir novas funções e canais, bem como como você pode otimizar os canais existentes para aproveitar o comércio eletrônico e as oportunidades de vendas internas. Decida o mix de canais ideal por grupo de produtos e desenvolva estratégias para a coordenação multicanal e a navegação.

- Priorize e escale iniciativas. É fundamental priorizar as opções mais viáveis ​​e mais benéficas para que a empresa possa obter recompensas o mais rápido possível. As principais organizações de vendas usam projetos pilotos para testar rapidamente novas iniciativas digitais e criar emoção na organização. Com base nesses pilotos, eles desenvolvem um playbook de vendas e escalam iniciativas para novos mercados, usando continuamente as lições aprendidas para melhorar o manual de vendas ao longo do tempo.

- Ajuste seu modelo operacional. Para escalar iniciativas além dos pilotos, as empresas devem fazer diversos ajustes em seu modelo operacional comercial. Primeiro, elas devem adquirir algumas novas capacidades, como TI digital, produção de conteúdo, ferramentas de análises avançadas, vendas internas e comércio eletrônico. Em segundo lugar, o marketing deve desempenhar um papel muito maior na geração de leads através do inbound marketing ou do marketing baseado em contas. Em terceiro lugar, as empresas precisam rever e definir o relacionamento de marketing e vendas, talvez com um acordo de nível de serviço (SLA). Por último, eles devem decidir quais atividades eles irão gerenciar de forma centralizada e quais eles serão atendidos localmente.

Fonte - Site operação de marketing


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