Quando um novo meio de
comunicação surge sempre ouvimos o mesmo debate: será que um irá substituir o
outro? Vimos essa situação no surgimento da rádio em relação ao jornal. Depois
com o surgimento da TV todos temiam que o rádio iria desaparecer. Em seguida
todos disseram que a televisão estava morta com o surgimento do streaming e por
aí vai... Mas ai eu te pergunto, décadas depois, ainda lemos jornais, ouvimos
rádio e assistimos TV, certo?
Ou seja, tão importante quanto o
meio digital, a mídia impressa continua possuindo relevância no mercado e não
há previsões de irrelevância tão cedo. O impacto de um outdoor, folder
ou um flyer ainda são maiores que um anuncio em uma mídia digital. Até porque
eles são universais, ou seja, são de fácil acesso a todos e não possuem nenhuma
limitação que o impedem de passar sua mensagem.
Em determinados segmentos, sua
eficácia chega a ser maior devido a possibilidade de ser aplicado regionalmente
ou diretamente a onde seu público-alvo está. Não podemos nos esquecer de sua
durabilidade. Os anúncios em revistas impactam até 3 pessoas diferentes antes
de ser descartado. O papel da gráfica também é um
fator determinante para o sucesso da sua ação em uma mídia impressa. Estamos
falando de algo palpável, que estará nas mãos das pessoas. Por isso, a
qualidade de impressão, acabamento, tipo de material utilizado e as diversas
possibilidades de aplicação fazem toda a diferença.
Materiais impressos dificilmente
serão extintos
A mídia impressa é algo que todos
estão habituados e a sua eficiência está mais que comprovada. Uma das mudanças
que já está ocorrendo é integrar os meios de comunicação entre a mídia impressa
e digital.
Vasto poder de divulgação
A mídia impressa não possui
nenhuma limitação. Ela não depende de energia ou internet para cumprir o seu
papel. Outro beneficio é que você pode determinar com precisão a onde ela vai
ser distribuída. Você escolhe se quer impactar um estado inteiro ou apenas os
frequentadores de determinado estabelecimento.
Credibilidade em alta
Uma das coisas que ainda causam
desconfiança no Brasileiro é o que está na internet, ao contrário do impresso
que passa mais confiança e credibilidade ao consumidor. Em uma pesquisa realizada pelo
Kantar Media em 2018, aponta que a confiança do consumidor na mídia impressa é
duas vezes maior que as das redes sociais.
Rápida adaptação ao leitor
Geralmente as peças impressas já
são conhecidas pela maioria das pessoas, então ela não irá precisar descobrir
seu funcionamento para então consumir a sua mensagem. Além disso, dependendo do
material o seu conteúdo é objetivo e de fácil entendimento.
Menor custo comparado a outras
mídias
A versatilidade do impresso
proporciona que sua ação seja de acordo com a sua verba disponível sem
necessariamente afetar a sua eficácia. Ele possui materiais que são específicos
para os tipos de mensagem e aos objetivos da sua campanha. Sendo uma opção
essencial no planejamento de qualquer campanha de sucesso.
Afinal o impresso, ainda
impressiona?
Mas é claro que sim. A mídia
impressa ainda continua sendo um dos principais meios de comunicação e para
quem procura uma ação de comunicação bem-sucedida, dificilmente você não irá
recorrer a um impresso.
Sua eficácia não está
comprometida e tão pouco ameaçada em relação a internet. As coisas mudam e se
transformam, mas com inteligência e produção capacitada os resultados podem ser
surpreendentes.
Fonte - blog artlaser
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