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4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes

 

  Uma rápida conferida no que é Inbound Marketing

 O Inbound Marketing é uma “forma de fazer marketing” que se concentra na atração de tráfego qualificado, gestão de leads e produção de conteúdo relevante para conquistar novos clientes. 

O objetivo é gerar valor para o potencial cliente. 

A partir do Inbound Marketing conceitos como as etapas do funil de vendas ganharam força. 

Se você ainda não tem total entendimento sobre o que é Inbound Marketing sugerimos que antes de continuar você leia o artigo; “Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável” 

A seguir, uma lista com exemplos de Inbound Marketing aplicado, na prática. 

Use as dicas abaixo para se inspirar e entender como a prática dessa estratégia pode ajudar seu negócio. 

1. Coca-Cola

Com o Inbound Marketing você não precisa ter o caixa da Coca Cola para investir em ações similares as aplicadas pela marca. 

O Coca-Cola Journey é um portal de produção de conteúdo mantido pela marca. 

São notícias e produções originais publicadas diariamente. 

Os temas envolvem assuntos que a marca consider importantes como sustentabilidade e meio ambiente. 

Seguindo a linha de raciocínio do Inbound Marketing, a Coca Cola usa o conteúdo para atrair usuários e usa suas plataformas pra converter visitantes em leads. 

A partir disso iniciam-se as ações de e-mail marketing. 

No que diz respeito ao uso das redes sociais, a Coca Cola investe em vídeos com alto poder viral para disseminação no canal do Youtube. Todos eles geram empatia entre a marca e suas variadas personas.

 Leia também: 7 exemplos de marketing viral: Dove, Heineken, Itaú e mais 

No vídeo abaixo a empresa explica sua estratégia focada em conteúdo e como pretende estreitar sua relação com cada cliente por meio dessas ações. 

Além de mostrar transparência ainda oferece um conteúdo valioso para as agências de publicidade e reforça sua imagem de empresa criativa e estratégia. Outros valores que a marca deseja associar a ela.

Além do Coca Cola Journey, a empresa investe em conteúdo relevante também sobre suas ações sociais, por meio da página Coca Movimento Coletivo. 

2. Starbucks

Muito mais do que clientes, a Starbucks criou uma legião de fãs espalhados pelo mundo. 

A conexão emocional é inegável. 

A atração de clientes vem de seu posicionamento e da imagens construída – e mantida – em torno da marca. 

Com a produção de conteúdo humano em redes sociais, apps e nos próprios pontos de venda, a marca aproveita ao máximo os recursos e funções de suas redes sociais para aumentar sua base de fãs e maximizar curtidas e compartilhamentos. 

Tudo a partir da construção de uma personalidade tão forte que ela mesmo se torna um valor intangível para seus clientes. 

Isso sem contar no espaço que oferece soluções como espaço para trabalho, internet grátis e o clima de ambiente descontraído e empresarial que todo jovem empreendedor, publicitário, freelancer … sonha! 

Suas redes sociais são atualizadas diariamente, a interação com o cliente é garantida e os conteúdos atendem ao propósito da marca. 

O Twitter ultrapassa os 2,8 milhões de seguidores e o Facebook já passa da marca de 31,5 milhões. 

No Youtube a marca consolida sua estratégia de conexão da marca com as pessoas e seu compromisso em tornar a vida de seus clientes mais feliz! 

 3. Agendor

Vamos falar sobre uma empresa totalmente diferente das anteriores: o Agendor.

 O software CRM é muito mais focado em oferecer resultados a seus clientes do que um estilo de vida próprio. 

A empresa é um ótimo exemplo de Inbound Marketing para negócios B2B . 

Com porte médio o negócio investe na estratégia de Inbound Marketing para atrair, nutrir e converter clientes. 

Entre os exemplos de Inbound Marketing usados pela empresa você encontra: 

Blog: altas taxas de produção de conteúdo para atender aos diferentes estágios da jornada do consumidor;

SEO: a otimização de mecanismos de pesquisa tem como objetivo atrair usuário que realiza pesquisas sobre assuntos relacionados ao universo da persona, a partir das respostas a essas demandas;

Estratégia de guest post: a produção de conteúdo para outros canais atrai novos clientes oferecendo conteúdo de valor;

Canal no Youtube: com dicas de especialistas, se propõe a ser uma fonte de informação para usuários presentes nas diferentes etapas da jornada do cliente. 

4. Nike

Entre os exemplos de Inbound Marketing mais icônicos do mundo, a Nike atua em diferentes frentes entre elas: 

produção de conteúdo para blogs;

marketing com influenciadores digitais;

marketing para redes sociais.

O vídeo viral “Make It Count”, de Casey Neistat, é um exemplo de como a Nike escolhe atingir seu público por meio de canais não tradicionais. 

Eles pediram a Neistat para fazer um vídeo sobre “fazer valer a pena”, então ele e um amigo pegaram o dinheiro e embarcaram em uma viagem de 10 dias pelo mundo. 

Confira o resultado abaixo:

Como aplicar os exemplos de Inbound Marketing na prática?

O Inbound Marketing pode – e deve – ser usado para pequenas, médias e grandes empresas. 

Se você está inspirado pelos exemplos de Inbound Marketing das empresas que apresentamos acima e deseja criar sua própria tática, lembre-se de considerar elementos como: 

- persona;

- objetivos de marketing;

- etapa do funil de vendas;

- produção de conteúdo;

- ações de atração, nutrição e conversão;

- acompanhamento de métricas e resultados.

Além disso tudo é importante considerar a adoção de uma ferramenta de automação. Ela vai ajudar você a colocar em prática todas as etapas e ações do Inbound Marketing. 

Se você quer iniciar sua caminhada por essa estratégia, sugerimos que conheça a LAHAR. Um software de automação de marketing que oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes. 

Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, lead scoring, automação de marketing e muito mais.


Fonte - blog.lahar.com.br

 

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