Plataformas de marketplaces proporcionam uma série de vantagens para quem deseja entrar no e-commerce sem gastar muito.
Os marketplaces foram as plataformas de vendas online que mais cresceram em 2020, fomentadas sobretudo pela pandemia da Covid-19 e a necessidade dos negócios locais se reinventarem na internet frente ao isolamento social necessário para a contenção do vírus.
Por conta disso, até agosto do ano passado, 78% do faturamento do e-commerce no Brasil veio deste tipo de plataforma, o que também colaborou para o desempenho recorde do varejo eletrônico no Brasil: R$ 87,4 bilhões de reais de receita em 2020, uma alta de 41% e o melhor desempenho do setor desde 2007.
O que tornou
os marketplaces tão atrativos?
Estrutura pronta - Uma das primeiras vantagens que desperta a atenção dos interessados em apostar nessa atividade são os custos menores em comparação com uma loja virtual tradicional. Os marketplaces já oferecem toda a estrutura necessária para o início de uma operação de e-commerce, agilizando o início do projeto, o que reduz não apenas os custos para o vendedor, que precisa se preocupar apenas em customizar o seu espaço na plataforma.
Branding - Estar presente dentro de uma plataforma de uma marca conhecida como Americanas.com, Magalu ou Mercado Livre por exemplo, diminui a insegurança do cliente na compra por conta da toda a familiaridade já conquistada por essas marcas no mercado.
Mesmo
marketplaces de nicho, como Enjoei.com e Elo7, já conhecidos por seus
respectivos públicos, conseguem facilitar a compra e reduzir a ansiedade do
cliente na outra ponta.
Depende. Tudo vai levar em conta a característica do seu negócio. Algumas plataformas são mais generalistas, como as já mencionadas Mercado Livre e Americanas.com. Outras, são especializadas em determinados tipos de produtos, como Elo7, focada em itens de artesanato e produzidos à mão. Se os seus produtos têm fit por exemplo, com estas duas plataformas, é possível sim manter uma loja virtual em cada uma delas e expandir suas frentes de receita.
Contudo, quanto mais plataformas você agrega à sua marca, maior a necessidade controle e gestão dos dados. Se você precisa centralizar suas informações e operar em mais de uma plataforma, com certeza precisará de ferramentas de integração. Sem elas, você terá uma série de trabalho manuais para gerir cada uma das plataformas e poderá se atrapalhar, podendo causar uma experiência ruim para o seu cliente, seja pelo atraso no envio do produto ou por algum descuido com o mesmo.
Se você ainda
está em dúvida sobre qual seria a melhor ferramenta para sua necessidade,
recomendamos a leitura da review da plataforma Ideris, um agregador de serviços
para marketplaces que permite ao vendedor gerir contas diferentes em plataformas como Mercado Livre,
Americanas.com além de soluções de logística.
Fonte - mundodomarketing.com.br
Comentários
Postar um comentário